Notícias

Prata que vale ouro

Final polêmica na categoria – 100kg da Copa do Mundo de Judô.

Por - em

A melhor luta da final da Copa do Mundo de Judô 2008, encerrada ontem, foi protagonizada pelos meio-pesados Leonardo Leite, do Flamengo, e Luciano Correa, do Minas.

Bem preparado fisicamente, mais disposto e muito seguro, Leonardo Leite se manteve na liderança, ao somar dois yukos, contra um koka do mineiro. Porém, a arbitragem entendeu que Leonardo cometeu um falso ataque e deu a vitória, por wazari, para Luciano Correa, que não chegou a aplicar um golpe sequer no rubro-negro.

Para o judoca e comissão técnica do Flamengo, a interpretação do árbitro foi injusta e vista como absurda: “- Não existe em lugar algum do mundo você ser punido duas vezes seguidas, a 15 segundos do fim da luta. Já não é a primeira vez que acontece uma coisa dessas comigo, para me tirar uma vitória” – desabafou à imprensa ao descer do pódio, com a medalha de prata no peito.

Jomar Carneiro, técnico do C.R.F e de Leonardo desde os nove anos, concordou que a arbitragem se precipitou ao dar duas punições seguidas para o carioca que estava com a vitória praticamente assegurada. – “Não é normal aplicarem duas punições em menos de vinte segundos de intervalo”.

Agora, os focos estarão voltados para o Pan-Americano Sênior, que será disputado em Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 8 e 12 de maio. A equipe brasileira embarcou para a Flórida na manhã desta terça-feira (6/5).

As disputas individuais serão nos dias 8 e 9. A competição por equipes será no dia 10. No Pan-Americano Sênior, o Brasil será representado por sete atletas no masculino, incluindo a garra e a potência do rubro-negro Leonardo Leite, na categoria meio-pesado (-100kg).

Foto: Alexandre Cappi