Notícias

Com rubro-negras, Seleção é ouro no Sul-Americano de nado

Giovana Stephan, Maria Clara Lobo, Lorena Molinos e Jéssica Noutel sobem no primeiro lugar do pódio na prova de rotina livre combinada; Maria Clara ainda vence mais uma no solo livre

Por - em
Com quatro atletas do Flamengo - Giovana Stephan, Maria Clara Lobo, Lorena Molinos e Jéssica Noutel -, a Seleção Brasileira de nado sincronizado conquistou, na noite desta quinta-feira (09.10), a primeira medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano. Com 83.9667 pontos somados na Rotina Livre Combinada, as meninas garantiram a primeira posição, seguidas pelas donas da casa argentinas e pela Colômbia. Na manhã desta sexta-feira (10.10), Maria Clara, de apenas 16 anos, foi campeã sul-americana de nado sincronizado na rotina livre e deu o segundo ouro para o Brasil. A competição, realizada no Parque Aquático da cidade de Mar del Plata, é classificatória para os Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá. São três vagas em equipe e cinco para os duetos.

"Eu entrei com muita garra, dei meu máximo e estou muito feliz com essa medalha de ouro. No solo técnico eu cometi uns errinhos e hoje eu consegui me concentrar melhor. Estou muito feliz! As meninas me incentivaram muito e isso me dá muito mais força", disse Maria Clara.

A treinadora da equipe também elogiou muito as meninas, que apresentaram-se no combo com o tema "Sallon" e animaram o público com o som de Can-Can. "Abrir a competição é sempre muito difícil, mas hoje elas se apresentaram como nunca e estão de parabéns! Com muita garra e vontade, as atletas tiveram execuções incríveis. Com mais de dez sul-americanos na carreira, esta, sem duvida, foi a vez que eu mais me emocionei, porque elas se superaram, em tudo. Acho que o time está entendendo que será a equipe olímpica do Brasil e com esse foco e espírito de grupo de hoje, vão conseguir evoluir muito mais", analisou Magali Cremona.

A rotina livre combinada é uma prova que reúne as demais modalidades dentro de sua coreografia, ou seja, as atletas se apresentam em equipe, dueto e solo na mesma rotina. O combo não faz parte dos programas olímpico e pan-americano, mas será disputada no Mundial de Esportes Aquáticos, em Kazan, na Rússia, 2015.

Brasil larga na frente na Rotina Técnica
A equipe brasileira com as rubro-negras Giovana Stephan, Maria Clara Lobo e Lorena Molinos, saiu na frente na prova de rotina técnica, somando 80.6375 pontos. A pontuação final ainda depende da versão livre da prova, que será realizada no sábado (11.10), no encerramento do campeonato.