Notícias

ConaFla capta padrinhos para incentivar a prática do nado artístico rubro-negro

Por - em

Foto: Gilvan de Souza / CRF

A pandemia da Covid-19 ainda causa estragos em todos os níveis da sociedade mas trouxe à tona um sentimento de solidariedade muito grande. E os frutos estão sendo colhidos pelo nado artístico do Clube de Regatas do Flamengo. A ConaFla – Comissão de Pais e Amigos do Nado Artístico do Flamengo – criou uma campanha para buscar patrocínio de bolsas para crianças sem condições financeiras e com potencial de futuros atletas da modalidade.

A iniciativa vingou e 11 “padrinhos” se propuseram a ajudar pagando a mensalidade de seus “afilhados” por seis meses. A coordenadora Roberta Perillier comandou uma seleção de 11 crianças carentes, que já treinam semanalmente na piscina do clube.

Valéria Miccuci, mãe das atletas Duda e Laura Miccuci, é a presidente da CONAFLA. Ela contou como surgiu a ideia e como conseguiu viabilizar os patrocínios.

“As escolinhas estavam fechadas com a pandemia e quebrar esta continuidade por um ano iria refletir lá na frente, nas novas gerações de atletas. Isso nos causou grande preocupação. Precisávamos fazer algo e foi aí que surgiu essa ideia. Corremos atrás de padrinhos dentro do nosso ciclo de amizades e felizmente deu tudo certo. A criança pré selecionada será avaliada por seis meses pelas técnicas do clube que, avaliarão se ela tem ou não, aptidão pelo esporte. Quem sabe assim a gente não descobre um futuro talento olímpico”, disse.

Sérgio Brilhante é um dos empresários que aderiu à campanha e “adotou” uma criança.  Samuel dos Santos, de 11 anos, o único menino do projeto.    

“Aderi de cara. É uma grande oportunidade de propiciar um futuro melhor para uma criança. E o esporte é a melhor ferramenta para a formação de um cidadão. Torço para que seja um grande empurrão para a vida dele. Fiquei muito grato com o convite e espero poder continuar ajudando. Ajudar é maravilhoso e ver o brilho nos olhos dele, não tem preço”, contou.

O encontro entre os dois aconteceu na piscina do clube e foi recheado de emoção. Samuel, não conteve as lagrimas ao conhecer seu padrinho e agradeceu muito pela oportunidade.

“ Não poderia estar aqui se não tivesse essa ajuda. Quero muito aprender e quando crescer poder representar o Flamengo. Tô muito feliz aqui”.

A coordenadora de esportes artísticos do “Mais Querido”, Roberta Perillier, não esconde a satisfação de ver essas crianças na piscina do clube.

“É um lindo projeto de solidariedade. São crianças que não teriam oportunidade de estar no Flamengo e não conheciam o nado artístico. Algumas, inclusive, mal sabiam nadar. Fomos de porta em porta e conseguimos fazer acontecer. Pode parecer pequeno, mas poder passar nossa expertise e quem sabe descobrir novos talentos é muito valoroso para a modalidade. Quem sabe essas crianças não se tornam futuros atletas do Flamengo. Seria sensacional”, encerrou.



As equipes de nado artístico do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Banco Bonsucesso, Furnas, Estácio, LafargeHolcim/Cimento Mauá, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.