Notícias

Nado sincronizado faz bonito em 2014

Atletas conquistam medalhas e títulos pelo Flamengo e pela Seleção Brasileira

Por - em
O ano terminou bem para as meninas do nado sincronizado. Com a renovação das categorias de base, a equipe fechou a temporada com grandes resultados, já visando as competições do ano que vem, que começam em abril. A treinadora das meninas, Roberta Perillier, fez um balanço da temporada. "Eu resumiria o ano de 2014 como um ano de mudanças. Foram mudanças técnicas nas regras da FINA e da CBDA, mudanças nas relações de participação da das atletas convocadas para Seleção Brasileira, entre outras. Para nossa equipe, isso tudo foi muito proveitoso, pois nos gerou crescimento técnico e investimento nas categorias de base. Mantivemos resultados expressivos na temporada, como o título estadual Sênior e já visamos novidades para 2015", disse.

O ano começou com cinco rubro-negras integrando a Seleção Brasileira Adulta. No início da temporada, as atletas foram campeãs Sul-americanas e conquistaram cinco medalhas no Brasil Synchro Open. O destaque ficou com Giovana Stephan, que além de conquistar o ouro por equipe, saiu com a medalha dourada também nas provas de dueto. A rubro-negra foi eleita a melhor atleta de nado do ano no Prêmio Brasil Olímpico, onde estavam os melhores atletas de alto rendimento do país. Giovana Stephan, junto com Maria Clara Lobo, Lorena Molinos e Jéssica Noutel são as grandes promessas com chance de representar o Brasil nas Olimpíadas de Rio-2016.

Outros destaques do nado neste ano foram as irmãs Beatriz e Gabriela Regly, na equipe mais jovem. As atletas foram as duas a representar o Flamengo na Seleção Júnior, indo bem no campeonato Mundial da categoria e chegando à vaga na final por equipe.  Com o fim do Mundial, Bia continuou treinando, dessa vez solo, para o campeonato Pan-americano Júnior, de onde saiu com ótimo resultado, chegando à quarta colocação. Ainda nas categorias de base, que passa por renovação, as atletas mostraram que têm um futuro brilhante pela frente, conquistando medalhas de ouro no solo, dueto e equipe, em torneio estadual realizado em junho.

Para fechar o ano com chave de ouro, a equipe Adulta viajou para São Paulo para o Campeonato Brasileiro Absoluto, no mês de novembro, e de lá trouxeram medalhas em todas as provas a serem disputadas na competição. O objetivo foi alcançado com êxito, com três medalhas de ouro e três de prata, das seis disputadas. As gêmeas Daniella e Gabriella Figueiredo conquistaram a primeira colocação na rotina técnica de dueto, assim como Aline Viera e Júlia  Campos, dessa vez com a rotina livre. Quem também conquistou o topo do pódio foi  Joseane Martins no solo técnico. Já no Solo Livre, Maria Eduarda Wolf faturou a prata. A mesma medalha conquistada pelas equipes de Rotina Combinada (composta por Daniela Figueiredo, Camila Ururahy, Maria Eduarda Werneck, Aline Vieira, Giovana Bueno, Julia Campos, Maria Eduarda Wolf, Laryssa Cierutti, Maithe Pedroni e Gabriella Figueiredo) e Equipe Livre (integradas por Daniela Figueiredo, Camila Ururahy, Maria Eduarda Werneck, Aline Vieira, Giovana Bueno, Julia Campos, Maria Eduarda Wolf e Gabriella Figueiredo).

Anjos, vocês já atingiram a meta do projeto de Esportes Aquáticos, que beneficia o nado sincronizado, além de participarem de todas estas conquistas de medalhas e troféus para a Gávea. Sinta o gostinho de cada vitória nesta retrospectiva das conquistas do Nado Sincronizado em 2014 e continue com a gente nessa luta. Ainda restam quatro projetos para contribuir. Clique aqui e escolha o seu.