Notícias

Rubro-negras em treinamento com técnica canadense

Júlie Sauvé é medalhista olímpica e fica no Brasil até o próximo dia 17; Fla tem seis atletas na Seleção Brasileira

Por - em
As rubro-negras da Seleção Brasileira Sênior de nado sincronizado estão tendo um início de ano bastante produtivo. Depois de treinos conjuntos com a seleção da Rússia, multi-campeã olímpica e mundial, em janeiro deste ano, a equipe do Brasil recebe como consultora a treinadora canadense Júlie Sauvé. Giovana Stephan, Lorena Molinos, Maria Clara Lobo, Jessica Noutel, Joseane Costa e Beatriz Regly, atletas do Fla, se preparam com a delegação brasileira para os Jogos Sul-Americanos de Santiago, em março, e para o Torneio Brazil Synchro Open, no Rio de Janeiro, em maio. Os treinos com Júlie começaram no parque aquático Maria Lenk em 21 de janeiro, seguiram nesta segunda-feira (10.02) e vão até o dia 17 de fevereiro, no Júlio de Lamare, complexo esportivo do Maracanã.

Analisando o currículo da treinadora Júlie Sauvé, é possível ver que ela tem muito a acrescentar às meninas do nado. A canadense já foi por várias vezes técnica medalhista olímpica da modalidade, conquistando mais de 100 medalhas internacionais nos 25 anos que trabalhou na Seleção Canadense, incluindo oito medalhas olímpicas, em Los Angeles/1984(2 pratas); Seul/1988 (2 ouros); Barcelona/1992 (um ouro e uma prata); Atlanta/1996(uma prata) e em Sydney/2000 (um bronze). Nas duas últimas Olimpíadas – Pequim/2008 e Londres/2012 – Júlie não chegou ao pódio, mas ficou perto, em 4º lugar. A técnica já ajudou o Brasil há 16 anos, quando auxiliou a técnica Magali Cremona na preparação para o Mundial de Perth/1998, na Austrália, o primeiro em que a equipe brasileira passou a condição de finalista, o que antes só acontecia com o dueto.

"Está bem legal a experiência com a Júlie. Ela tem coisas diferentes para apresentar para a gente. Por exemplo, ela foca bastante em força e musculação. Acho que ela está fazendo um trabalho bom e vai agregar à preparação para nossa competição no Chile. Os treinamentos estão bem bacanas e a equipe é muito boa e bem unida" elogiou Maria Clara Lobo, que também é atleta da seleção Junior.

Para iniciar as atividades com a Seleção Brasileira, a treinadora canadense fez uma avaliação individual das atletas do Brasil, junto às técnicas Maura Xavier, Magali Cremona e Gláucia Soutinho. A seguir, ela propôs mudanças nas coreografias e nas formas de treinamento, com mais intensidade na parte física, o que dá às atletas mais explosão. Além disso, Júlie apresentou uma linha de coreografias inteiras, sem mudar as rotinas, que são as mesmas do Mundial de Barcelona de 2013.