Notícias

Campeã olímpica, Ruta Meilutyte integra equipe rubro-negra de natação

Lituana chega ao Rio de Janeiro para disputa do Troféu Maria Lenk

Por - em
A medalha de ouro nos Jogos Olímpicos é um dos mais cobiçados títulos do esporte. Imagine conquistar esse feito pela primeira vez na história de seu país aos 15 anos. Ruta Meilutyte não precisou imaginar. Nas Olimpíadas de Londres 2012, a jovem atleta de natação da Lituânia subiu no lugar mais alto do pódio após vencer a prova dos 100m peito, fazendo com que o hino do país tocasse pela primeira vez na modalidade desde a dissociação da União Soviética, em 1990. A vitória fez com que Ruta se tornasse um dos maiores ídolos nacionais. E os ídolos combinam com o Flamengo. 

Quase seis anos após fazer história em Londres, Ruta desembarca no Rio de Janeiro para disputar o tradicional Troféu Brasil – Maria Lenk pelo Mais Querido. A partir desta terça-feira (17), a lituana entra nas piscinas ao lado de Daiene Marçal, João De Lucca e de todo o elenco rubro-negro. 

A atleta, que disputou também as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, se mostrou empolgada com a oportunidade de voltar à cidade sede dos jogos. Por meio das redes sociais do clube, Ruta mandou um recado para a torcida.

“Estou muito animada para representar o Flamengo e voltar ao Rio de Janeiro, então venham dar um “olá” no Troféu Brasil. Mal posso esperar para vê-los lá!”, disse a nadadora.


A chegada de Ruta será importantíssima para ajudar no desenvolvimento dos atletas rubro-negros, além de fortalecer a equipe na busca das melhores posições na competição. 

"Ter uma atleta recordista mundial e campeã olímpica é um grande incentivo para os atletas e comissão técnica. Todo campeão olímpico tem algo de muito especial que o levou a chegar nesse seleto grupo e nossos atletas terão a grande oportunidade de observar e aprender muito com a Ruta", falou Edson Terra, Gerente de Esportes Aquáticos do Flamengo.

A lituana, em processo de aclimatação, treina nesta segunda-feira (16) com a equipe rubro-negra no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca. Na terça-feira (17), Ruta estreia no campeonato nadando os 100m peito, mesma prova que rendeu o ouro olímpico. As eliminatórias começam às 9h, enquanto as finais terão início a partir das 18h.

Confira abaixo a programação de Rta Meilutyte no Troféu Brasil – Maria Lenk:


ELIMINATÓRIAS DIA 1 – 17/04 – TERÇA-FEIRA

PROVA 5 – 100M PEITO FEM

Ruta Meilutyte


ELIMINATÓRIAS DIA 3 – 19/04 – QUINTA-FEIRA

PROVA 21 – 50M PEITO FEM

Ruta Meilutyte


ELIMINATÓRIAS DIA 5 – 21/04 - SÁBADO

PROVA 33 – 200M PEITO FEM

Ruta Meilutyte

As equipes de natação do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.