Notícias

Chuva de medalhas rubro-negras nesta quarta (8) no Campeonato Brasileiro de Natação

Por - em

Foto: Marcelo Cortes / CRF

Nem mesmo a chuva, que se fez presente nesta quarta-feira (8), foi suficiente para diminuir a temperatura no Parque Aquático Fadel Fadel. O campeonato brasileiro de natação, que começou na última terça (9), reuniu na Gávea os principais talentos da modalidade nas categorias Júnior e Sênior.

O dia começou com as eliminatórias nas categorias 50m nado livre, 200m peito, 100m costas e 200m livre para os atletas Júnior 1 e 2. As provas da categoria Sênior decidiram o pódio e logo na abertura das finais, nos 50m livre, Priscila Souza, do Flamengo/ENS, conquistou a medalha de prata com uma diferença de 23 centésimos para Daynara Paula, do SESI-SP. O ouro ficou com Lorrane Ferreira, do Pinheiros, com o tempo de 24.96.

Nos 50m livre masculino, mais um pódio para o Mengão: Felipe Messias fechou o pódio com um bronze que por pouco não foi ouro. Ele e os outros dois medalhistas, Victor Alcará (Corinthians) com o ouro e Felipe Ribeiro (Unisanta) com a prata, terminaram a prova dentro antes dos 23 segundos, com uma diferença de apenas 34 centésimos entre o primeiro e o terceiro lugar.

A competição por equipes leva em conta o desempenho dos clubes no somatório geral da competição, e por isso cada pódio faz a diferença no total geral. A medalha da Pâmela Souza nos 200m peito foi muito comemorada. Em uma prova que naturalmente é uma batalha de estratégias, ela mostrou que a gripe recente não foi suficiente para tirar a prata do seu pescoço. Gabrielle da Silva, do Corinthians, levou o ouro e Andressa Simão (ADI/Pref) o bronze.

Na mesma prova, a rubro-negra Carol Mazzo chegou na sexta posição. Entre os homens, nos 200m peito, Evandro Silva (Paineiras) ficou com o ouro, a prata foi do Davi Mourão (SESI-SP) e o bronze do Ícaro Pereira (Fluminense). Nos 100m costas feminino, ouro para Maria Luiza Pessanha, do Pinheiros, prata para Erika Gonçalves (Corinthians) e bronze para Gabriela Albuquerque, do clube Paineiras.

Fabio Santi fez o Flamengo retornar ao pódio com o bronze nos 100m costas. Guilherme Augusto (CIBES) e Pedro Motta (Corinthians) ficaram com o ouro e a prata.

Dobradinha rubro-negra: Naná Almeida, de ponta a ponta, e Gabi Roncatto levaram ouro e prata para o Flamengo/ENS nos 200m nado livre. Maria Paula Heitmann (MTC) completou o pódio. Nos 200m livre masculino, a dobradinha foi do Minas Tênis Clube. Guilherme Costa com o ouro, Lucas Peixoto com a prata e Vinicius Tavares, do Fluminense (bronze) foram os melhores da prova.

Na final dos 50m nado Livre Júnior 1, Stephanie Balduccini, do Paineiras, confirmou o favoritismo. A atleta, companheira de Naná Almeida nos jogos olímpicos de Tóquio, ficou no topo do pódio, seguida por Dayse Barbosa (Corinthians) com a prata e por Giovana Reis, do Pinheiros, com o bronze.

Na segunda prova da tarde, o pódio voltou a subir com a bandeira do Flamengo. Maria Luiza Santos garantiu o bronze nos 50m nado livre Júnior 2, fazendo sua melhor marca pessoal. Aime Louise (Pinheiros) ganhou o ouro e Julia Goes (SESI-SP) a prata.

Entre os rapazes, ouro para Matheus Pereira (Pinheiros) nos 50m livre Júnior 1. Prata para Vinicius Marinho (Corinthians) e bronze para Lucas Tudoras (Paineiras). No Júnior 2 da mesma prova, ouro para Guilherme Caribe (CEPE), prata para Gustavo Santos (SESI-SP) e bronze para João Arnaldo Rosa (C. Funcionários/VR).  

Manuela Araújo levou o ouro pro Mengão nos 200m peito Júnior 1 com uma prova soberana. Julia Pavão (A3) e Beatriz de Flausino (SESI-SP) completaram o pódio. Na final do Júnior 2, Nichely Lysi foi ouro, com Laura Muzel e Letícia Silva, ambas do Corinthians, com a prata e o bronze.

Stephan Steverink teve uma quarta-feira de gala: levou a prata nos 200m peito Júnior e o ouro nos 200m livre, somando 3 medalhas (com o ouro da última terça, nos 1500m) e o recorde nacional dos 1500m às suas conquistas neste Brasileiro. O ouro nos 200m ficou com Felipe Gonçalves e o bronze com Guilherme Godoy, ambos do Corinthians. Já nos 200m livre, a prata foi para o Guilherme Sperandio (Minas Tênis Clube) e o bronze para Vitor Sega (Corinthians).

João Victor Caballero, atleta do Corinthians, foi o vencedor dos 200m peito Júnior 2. A prata ficou com Henrique Salmeron (SESI-SP) e o bronze com João Vieira Garcia, do Pinheiros.

Nas provas dos 100m nado costas, Stephanie Balduccini (Paineiras) foi a campeã no Júnior 1. O segundo lugar foi de Letícia Romão (Joinville) e a medalha de bronze de Nathália Silva (Corinthians). No Júnior 2, Julia Goes, do SESI-SP, ganhou o ouro. Alexia Assunção (Fluminense) terminou a prova na segunda colocação e o terceiro lugar ficou com Thacyane Lima, do Corinthians.

Gustavo Figueiredo levou a primeira medalha individual no seu décimo brasileiro: o bronze nos 100m nado costas na categoria Júnior 1.foi muito celebrado: “só tenho a agradecer ao meu técnico, meus amigos e minha família, que sempre me apoiaram.” O ouro e a prata foram para atletas do Curitibano: Lucca Tonin e Pedro Souza. Na categoria Júnior 2 da mesma prova, ouro para André Prodocimo (SESI-SP), Ney Lima Filho (Minas Tênis Clube) ficou com a prata e o bronze foi para Flavio Oliveira, do Pinheiros.
 
Na batida de mãos, Ana Luiza Daisson garantiu o bronze nos 200m nado livre Júnior 1. A atleta do Mengão só não foi mais rápida que Giovana Reis (Pinheiros) que ficou com o ouro e que Luana Gonçalves (Osasco), que levou a medalha de prata.

Maria Fernanda Costa fez uma prova de ouro nos 200m nado livre Júnior 2. Mafê dedicou a medalha ao seu técnico e ao seu pai, que a ajudaram a se recuperar de um 2020 delicado: “Tive uma taquicardia, foi difícil e eles sempre estiveram comigo. Esse ouro é deles também.” A medalha de prata foi de Giulia Chicon, e o bronze de Sofia Rondel, as duas do Corinthians.

Fechando o dia de competições, medalha de ouro nos 200m nado livre Júnior 2 para Luiz Felipe Loureiro (GNU), prata para Bruno Dutra (Unisanta) e bronze para João Neto, da ABDA.

O Flamengo/ENS terminou a quarta-feira na liderança no quadro geral de pontuação na categoria Sênior e em segundo na Júnior.



Sobre a Escola de Negócios e Seguros (ENS)
 
Com 50 anos de existência, a Escola de Negócios e Seguros ultrapassa o rótulo convencional de instituição de ensino. A entidade tem papel de destaque em educação continuada, atuando como um centro de excelência na formação e qualificação de uma mão de obra específica e fundamental para a economia.
 
Reconhecida pelo MEC com nota máxima, 5, em avaliações do Enade e IGC, a ENS oferece cursos de nível técnico até MBAs. No final de 2019, passou por amplo processo de reposicionamento e expandiu a oferta de programas educacionais para outros segmentos de negócios. Dessa forma, transcendeu a cobertura que já oferecia ao setor de seguros.
 
Em 2020, empreendeu diversas ações inovadoras. Em São Paulo, construiu a primeira Sala do Futuro da América Latina e também o Nuv.ens, espaço de trabalho colaborativo e inovador. Além disso, estabeleceu parcerias estratégicas com outras instituições e entidades, como, por exemplo, a IBM, para oferta de programas educacionais nas áreas de tecnologia e segurança de dados, e o Clube de Regatas do Flamengo, para ações de responsabilidade social e apoio ao esporte olímpico.
 
Para mais informações sobre a ENS, visite ens.edu.br.
 
- No Twitter: twitter.com/oficial_ens;
- No Facebook: www.facebook.com/EscolaDeNegociosESeguros;
- No LinkedIn: https://www.linkedin.com/school/oficialens


As equipes de natação do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores ENS – Rede D’or, Coperalcool, Hoteis.com – via Lei Federal de Incentivo ao Esporte/Secretaria Especial do Esporte (SEESP), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.