Notícias

Cielo vai em busca de melhores resultados em Paris

Nadador rubro-negro disputará o Paris Open neste final de semana

Por - em
O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo disputará, neste final de semana (25 e 26.06), o 5º Open de Paris, última competição antes do Mundial de Xangai (CHI), que será disputado de 24 a 31 de julho. O nadador rubro-negro vai disputar os 50 m borboleta e os 100 m livre neste sábado (25/6) e os 50 m livre neste domingo (26/6), com eliminatórias a partir das 4h30 e finais a partir das 11 horas (de Brasília), na piscina do La Croix Catelan, no Bois de Boulogne.

Cielo - que concluiu um período de dez dias de preparação com a seleção brasileira no Crystal Palace, em Londres (ING) - vai encontrar alguns dos principais nadadores franceses das provas de velocidade. A Bandsports e o SporTV anunciam a transmissão das finais ao vivo.

Cesar Cielo, de 24 anos, lidera o ranking mundial dos 50 m livre, com o tempo de 21s73, feito em maio, no Troféu Maria Lenk. Ocupa a nona posição nos 100 m livre, com 48s66, tempo da Tentativa para o Mundial, em abril. Nos 50 m borboleta, é dono da terceira melhor marca do ano, com 23s39, feita no Troféu Maria Lenk, em maio, quando ainda estava 'pesado' por causa dos treinos. Entre os primeiros nos rankings dos 50 m e dos 100 m, no estilo livre, estão vários nadadores franceses que Cielo enfrentará no Open de Paris.

"Já sei quem serão os meus adversários e devo encontrar alguns deles, apesar de, no Paris Open, todo mundo estar liberado para nadar, não tem a regra de dois atletas por país em cada final. Mas o ranking, na verdade, não quer dizer nada. É ter como parâmetro, uma base de comparação, e tentar usar isso como motivação para escalar o primeiro lugar", disse Cielo, que espera melhorar seu desempenho na competição em comparação com suas marcas em 2010.

"Em 2010, em Paris, acabei fazendo uma prova bem ruim na final dos 100 m. Quero nadar bem melhor, tentar encaixar melhor os 100 m livre. No ano passado, não encaixou e este ano ainda não consegui ter uma prova muito consistente", observou.

Apesar de liderar o ranking e ser um excelente velocista, Cielo prefere não falar em favoritismo nos 50 m livre, no domingo.

"Não tem nem como imaginar o que vai acontecer nos 50 m. Essa é a grande jogada da velocidade. Nunca se sabe quando vai aparecer um maluco e fazer um super tempo. Seria bacana nadar mais rápido do que em 2010 (fez 21s55), quando eu bati o recorde da competição e fui o primeiro a conseguir nadar abaixo do tempo do Popov sem os trajes (que era de 21s64). Nadar melhor do que no ano passado os 50 m livre seria a principal meta na competição", finalizou.