Notícias

Dia de conquistas importantes para o Flamengo no Open de Natação

Leonardo de Deus conquistou o ouro nos 200m costas e Nicholas Santos faturou a prata nos 50m livre. Pelo Brasileiro, Fla brilhou nos revezamentos

Por - em

A sexta-feira começou com medalhas para a natação rubro-negra. Em dia de disputas pelo Torneio Open, que está sendo realizado no Parque Aquático Maria Lenk, Zona Oeste do Rio, o Flamengo subiu no pódio em três ocasiões: Leonardo de Deus e Joanna Maranhão levaram o ouro nos 200m costas e nos 800m livre, respectivamente, e Nicholas Santos conquistou a prata nos 50m livre. Com os resultados de hoje, o Flamengo se manteve na terceira colocação do Open, com um total de 133 pontos. Pinheiros e Minas lideram, com 196 e 175. O Corinthians vem em seguida, na quarta colocação, com 73,50. Já na pontuação do Campeonato Brasileiro - Troféu Daltely Guimarães, o Flamengo também segue ocupando a terceira colocação, com 181 pontos. Pinheiros e Minas seguem na frente com 245,50 e 188,50, respectivamente. 

\

Nicholas foi o primeiro rubro-negro a entrar na água e a subir no pódio. Na final dos 50m livre, ele fez o tempo de 22s45 e ficou atrás apenas de Bruno Fratus, do Pinheiros, com 22s34. O bronze ficou para André Daudt, também do Pinheiros, com 22s72. "Ontem nadei melhor e hoje não respirei na prova. Não fiquei tão satisfeito, mas nadei bem tecnicamente. No geral estou satisfeito com a competição e agora é buscar a vaga no revezamento 4x100m livre que vai para Londres", disse Nicholas após sua prova.

\

Na disputa dos 200m costas, Leonardo de Deus não deu chance aos adversários e liderou a prova de ponta a ponta. O rubro-negro fez o percurso em 1m58s64, bateu novo recorde de campeonato e faturou sua primeira medalha no Open. "A gente está fazendo um trabalho forte, não descansei para esse campeonato e essa competição é mais para ajudar o Flamengo e servir como um treino. Estamos nos preparando e o resultado está sendo muito bom", disse Leo, que já havia conquistado o ouro no Brasileiro Sênior, nessa quinta-feira (15.12) ao fazer 1min59s03 e recorde do campeonato.

\

Joanna Maranhão foi a grande vencedora da longa prova dos 800m livre. A atleta rubro-negra conquistou a medalha de ouro com tempo de 8m37s18. Satisfeita com o resultado, Joanna sente que suas chances de representar o Brasil e o Flamengo nos Jogos Olímpicos de Londres estão aumentando. "Foi o meu melhor tempo do ano de novo, sem traje, nadando de manhã uma prova que é a segunda ou terceira vez que eu nado. É uma prova que eu não tenho tanta experiência e só faltam cinco segundos para o índice. Então estou cada vez mais próxima de Londres e no caminho certo", comentou Joanna Maranhão.

\

Já pelo Campeonato Brasileiro, que está sendo realizado na parte da tarde, os revezamentos 4x100m livre masculino e feminino garantiram presença no pódio. A equipe masculina, que foi formada por Nicholas Santos, João de Lucca, Cesar Cielo e Henrique Rodrigues, assegurou o primeiro lugar com 3m16s77. O time feminino teve Joanna Maranhão, Monique Ferreira, Carolina Athayde e Izabela Fortini. Todas depositaram muita garra e levaram o Flamengo ao pódio com o terceiro lugar (3m50s97).

\

"Esse revezamento tem se mostrado muito competitivo este ano, com o Nicholas dos Santos, o João de Lucca, eu e o Henrique, que vem bem. Com esse revezamento, o Flamengo dominou as provas. Apesar de ainda não sermos o time de ponta na natação, estamos pontuando muito bem nos campeonatos. Nós queríamos bater o recorde da competição, mas nadar para 3min16s no fim do ano está muito bom. O importante era ganhar", encerrou Cielo.