Notícias

Dobradinha rubro-negra no Fla x Flu das piscinas no Finkel

Depois de oito anos, clube volta ao pódio na competição mais importante da natação nacional

Por - em

Dobradinha rubro-negra no Fla x Flu das piscinas nos 50m borboleta do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel, que chegou ao seu último dia no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Nicholas Santos garantiu a medalha de ouro com o tempo de 22s69, seguido por Cesar Cielo, que ficou com a prata, com 22s71.  Kaio Marcio, do Fluminense, ficou com o bronze com 23s30. Com essas marcas, os dois atletas rubro-negros garantiram a classificação para o Mundial de Piscina Curta de Dubai, em dezembro.

\

"Depois dessa maratona de provas, terminar desta forma foi muito bacana. Nós detonamos! Não importa quem ficou em primeiro e sim que vencemos para o clube", festejou Nicholas dos Santos.

\

"Estou bem contente com o resultado. Ainda não sei se vou competir essa prova no Mundial porque meu foco é o crawl. O importante é que aqui foi 2 a 0 no Fla x Flu e essa dobradinha ajudou ao Flamengo", disse Cielo, fazendo um balanço sobre o seu desempenho na competição.

\

"Foi bem melhor do que esperava. Baixei meu tempo nos 100m livre e nos 50m livre e aprendi bastante. Foi uma semana bem diferente e gostei de ajudar o Flamengo. A Patricia (Amorim) vem fazendo um esforço muito grande para manter esta equipe e está sendo uma alegria enorme dar este retorno", completou.

\

Para fazer a festa do Flamengo ainda mais completa, o clube voltou ao pódio depois de oito de anos, ficando com a terceira colocação na classificação geral com 1.474 pontos, atrás apenas do Minas com 1.700,50 e do EC Pinheiros com 3087,50. Este bronze marca o início do resgate da natação rubro-negra já que a última vez em que esteve no pódio do Finkel foi em 2002 quando venceu a competição.

\

"Nosso objetivo era melhorar a quinta colocação do Maria Lenk deste ano, em Santos. Talvez pudéssemos até chegar em terceiro, mas esperávamos um quarto. Acabamos superando nossas expectativas. Parabéns ao esforço e dedicação de todos os atletas que brigaram esta semana por esses resultados para o clube. Cada um deles teve a sua importância. Se ainda não temos a estrutura ideal estamos em busca dela. Estamos todos muito felizes por voltarmos ao pódio depois de oito anos, é a prova de que estamos no caminho certo", festejou a vice-presidente de Esporte Olímpicos, Cristina Callou.

\

A norte-americana Jessica Hardy levou o prêmio de atleta eficiência no feminino com 424 pontos e Cesar Cielo, no masculino, com 192 pontos. O Flamengo ainda garantiu a segunda colocação no quadro de medalhas, com 31 conquistadas, sendo 11 de ouro, 12 de prata e oito de bronze.

\

Os revezamentos 4x100m medley garantiram mais duas medalhas para Flamengo. Com o tempo de 4m45m98, Kimberly Vanderberg, Jessica Hardy,Carolina Athayde e Monique Ferreira ficaram com  a medalha de prata, no feminino. No masculino, Leonardo Silva, Henrique Barbosa, Frederico Castro e Cesar Cielo levaram o bronze com o tempo de 3m33s71.