Notícias

Dois rubro-negros no Aquatic Super Series

Atletas da Seleção Brasileira, Luiz Altamir e Nathalia Almeida disputam competição com as melhores equipes de natação do mundo, na Austrália

Por - em
A Seleção Brasileira Adulta de natação já abre a temporada competindo em alto nível. Na sexta-feira (31.01), em Perth, na Austrália, começa a disputa do BHP Billiton Aquatic Super Series, um grande teste para os Jogos Olímpicos. Luiz Altamir e Nathalia Almeida são os representantes rubro-negros na equipe nacional, que compete com outras das melhores equipes do mundo: Austrália, China, Japão e África do Sul. As provas serão disputadas no Challenge Stadium, piscina que já sediou dois Mundiais de Esportes Aquáticos, em 1991 e 2007.

Serão 39 provas, 18 para cada sexo, além do revezamento 4 x 100 medley misto. Será a primeira vez que esse revezamento será disputado e o vencedor da prova estabelecerá um novo recorde mundial para a prova reconhecida pelas novas regras da FINA desde 26 de setembro do ano passado. São 10 raias, dois atletas por equipe em cada prova, com finais diretas por tempo.

Nathalia Almeida vai competir nas provas 50m e 200m costas, 200m e 400m medley, 200m peito e como uma das integrantes da equipe de revezamento 4 x 200m livre. Luiz Altamir compete nas provas 200m borboleta, 200m costas e no revezamento 4 x 200m livre. 

"As chances de medalha, como ainda são juniores, e vão competir com o pessoal do Adulto, são difíceis. Mas os dois estão muito bem preparados e com certeza têm chances de se classificar entre os oito primeiros, o que já é um grande feito para a idade deles. A Nathalia ainda volta para o Brasil, fica apenas uma semana, e parte para o Sulamericano Adulto. Com certeza, (o Aquatic Super Series) é uma grande experiência para eles, que estão competindo entre as principais potências do esporte. Tenho falado com o pessoal que está lá e me disseram que está sendo uma experiência ímpar", disse Fernando Pereira, treinador-chefe de natação do Flamengo. Seu irmão, Eduardo Pereira, também é treinador do Fla e está na Austrália como integrante da comissão técnica brasileira.