Notícias

Fla bem representado nos Jogos Mundiais Militares

Atletas rubro-negros competirão na natação, no pentatlo naval e no basquete

Por - em
O manto sagrado estará bem representado nos 5º Jogos Mundiais Militares. Considerada a Olimpíada das Forças Armadas, a competição, que acontece de quatro em quatro anos, será disputada de 16 a 24 de julho, no Rio de Janeiro. Os rubro-negros Monique Ferreira e Tales Cerdeira foram convocados para as provas de natação, enquanto a também nadadora Monique Rodrigues disputará o pentatlo naval. O Flamengo ainda terá dois representantes no basquete: o armador Fred e o pivô Wagner.

Campeão nos 50m, 100m e 200m peito no último Mundial Militar de natação, ano passado, na Alemanha, o sargento do Exército Tales Cerdeira quer manter o bom desempenho nos Jogos.

"As minhas expectativas são as melhores possíveis. Vou dar o máximo de mim para trazer o maior número de medalhas que puder. To indo para repetir a minha atuação no último Mundial", disse o atleta que tem como maiores rivais os franceses e italianos.

Monique Ferreira participa da competição pela primeira vez, e assim como Tales, está otimista por bons resultados.

"Já participei de vários mundiais, mas nenhum Militar, por isso estou me dedicando muito para tentar sair com uma medalha para o Exército, que já me apóia há dois anos", afirmou a nadadora.

Já Monique Rodrigues representará o país em um esporte que existe só nos Jogos Militares, o Pentatlo Naval.  A modalidade é constituída por cinco eventos: pista de obstáculos, onde são simuladas várias situações do dia-a-dia do combatente naval, em uma pista tripla com duas curvas; natação de salvamento, prova com distância de 75m onde é simulado um salvamento utilizando um boneco; natação utilitária, em que o atleta deve superar obstáculos e executar tarefas ao longo do percurso; habilidade naval, o atleta deve passar por duas etapas sucessivas, uma em terra e outra no mar, em um percurso total de 270m; e cross country anfíbio, prova combinada composta de corrida de 2,5Km portando um fuzil de madeira emborrachado, intercalada com tiro de rifle, remada em bote pneumático e lançamento de granada ao nível do mar.

Os Jogos Mundiais Militares são um evento poliesportivo criado pelo Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM). Eles acontecem a cada quatro anos, sempre no ano anterior à realização dos Jogos Olímpicos.  São 20 esportes divididos em esportes individuais, coletivos, militares, de demonstração e de combate. A primeira edição aconteceu em setembro de 1995, em Roma, e reuniu mais de quatro mil atletas. Este ano já estão confirmadas a presença de 8 mil participantes vindos de mais de 100 países. A delegação brasileira é composta por 250 atletas que disputarão todas as modalidades.