Notícias

Fla entra na piscina para o Sul-Americano de Natação

Competição que está sendo disputada em Belém conta com a participação de Cesar Cielo

Por - em
A equipe de natação do Flamengo entra na piscina a partir desta quarta-feira para a disputa do Campeonato Sul-Americano Absoluto que está sendo disputado na Uepa/Esef, em Belém, no Pará e vai até o domingo, dia 18.  A tropa de elite rubro-negra será comandada pelo campeão olímpico Cesar Cielo que terá também Leonardo de Deus, Henrique Barbosa, Andre Schultz, Etiene Medeiros, Thamy Ventorim, Daynara de Paula e Joana Maranhão como companheiros na briga de bons resultados para o clube da Gávea.

Nas eliminatórias disputadas na manhã de hoje a manuara Daynara de Paula, estreante com as cores vermelho e preta, já mostrou a que veio. Nas eliminatórias dos 100m borboleta bateu o recorde de campeonato com o tempo de 59s86.  
Leonardo de Deus também dominou os 200m costas com 2m00s85, seguido pelo colombiano Omar Pinzón (2m03s50) e Thiago Pereira (2m03s87). Omar foi prata no Pan de Guadalajara nesta prova.

“ Estou melhor do que pensava. Em fevereiro, competi em Missouri (EUA) e fiz na casa dos 2m02. Agora, tentar fazer melhor na final – disse Leo de Deus.

Quem também já entrou na piscina para “quebrar o gelo”  foi Cesar Cielo. O bicampeão mundial fez o segundo melhor tempo nas eliminatórias dos 50m borboleta, anotando 24s01. A final será disputada ainda hoje a partir das 19h.
Cielo nadará ainda neste campeonato os 50 m e os 100 m livre, além dos revezamentos do Brasil 4x100 m livre e 4x100 m medley.

"Mais uma vez, assim como foi no GP de Missouri, vamos tentar analisar como está a preparação e a forma física que estamos conquistando nos treinamentos neste Sul-Americano de Belém. Nos 50 m borboleta, que não é uma prova olímpica e não está valendo índice para Londres, será bom ter um adversário como o venezuelano Albert Subirats. Não sei em que fase de preparação ele está, se está vindo pesado, mas é um nome importante na natação sul-americana", afirmou Cielo.

"Nos 50 m e nos 100 metros livres também vou encontrar venezuelanos e argentinos, além dos brasileiros", disse Cielo.

O objetivo de Cielo na temporada é defender seu título de campeão olímpico nos 50 m livre e buscar mais uma medalha nos Jogos de Londres nos 100 m livre - em Pequim levou o bronze na prova, em que é o atual recordista mundial (46s91). Também é o recordista mundial dos 50 m livre (20s91). Nadou apenas uma competição até agora na temporada, o GP do Missouri, em fevereiro - ganhou os 50 m, com 22s13, e os 100 m, com 49s51. "É claro que estamos sempre observando o que todos estão fazendo no mundo e quero melhorar no ranking, mas agora os meus parâmetros vão ser os tempos que eu fiz no Missouri", disse o barbarense, de 25 anos, Cesar Cielo.