Notícias

Flamengo conquista duas medalhas no primeiro dia de Maria Lenk

Daiene e Ruta sobem no pódio e estreiam bem pelo Mais Querido

Por - em

Dois pódios no primeiro dia de Maria Lenk. O Flamengo começou muito bem sua campanha no Troféu Brasil de Natação, no Parque Aquático Maria Lenk. Duas de suas estrelas, Daiene Marçal e Ruta Meilutyte, conquistaram medalhas de prata e ouro, respectivamente, ajudando o Mais Querido a fechar o dia na quita posição geral com 101 pontos. Vale considerar que o Flamengo não possui atletas em todas as provas, então acumula menos pontos que algumas equipes no geral. Considerando apenas o ranking feminino, o Rubro-Negro está na quarta colocação. E neste primeiro dia, elas foram as protagonistas. 

A primeira a cair na água foi Nathalia Almeida, nos 400 livre feminino. Nadando abaixo do seu tempo, Naná terminou na sétima colocação, com 04:17.68. Já na prova seguinte, a primeira medalha.

Daiene Marçal caiu na piscina do Maria Lenk para uma disputa acirrada com Daynara de Paula, nos 100 metros borboleta. A atleta do Flamengo saiu bem do bloco e ficou sempre colada à rival, com diferença na casa dos centésimos. A batida de mão foi quase junta, mas por apenas 56 centésimos, a atleta do Sesi levou a melhor e Daiene ficou com a prata, com o tempo de 59.23. Foi sua primeira medalha pelo Flamengo, em competição nacional.

Embalada, a equipe Rubro-Negra mandou para a água Ruta Meilutyte. A campeã olímpica em Londres voltava a competir no Brasil depois da Rio-2016 e não decepcionou. Com autoridade, a lituana dominou a prova dos 100 metros peito do início ao fim, garantindo o primeiro ouro do Flamengo na competição, com o tempo de 01:07.35. Na saída da piscina, Ruta falou sobre a experiência de disputar uma prova no Brasil. 

"Estou feliz de voltar ao Rio e feliz com o resultado. Não foi o melhor tempo, mas eu gostei da prova que fiz. Estou muito contente de nadar pelo Flamengo e espero conseguir outros resultados bons aqui", disse a nadadora, que não sabia que havia quebrado o recorde sul-americano. Porém, como é europeia, não conta para as estatísticas. 


Daiene e Ruta voltaram à piscina pouco depois para o revezamento 4x100 livre e a equipe terminou na quarta colocação, com o tempo de 03:47.66. Mesmo resultado obtido pela equipe masculina também no revezamento 4x100, que marcou as estreias de João de Lucca e Renzo Tjon-A-Joe pelo Flamengo. Daiene, Ruta e João voltam a nadar na quinta-feira. Confira abaixo a programação dos atletas rubro-negros nas classificatórias desta quarta-feira. 

ELIMINATÓRIAS DIA 2 – 18/04 – QUARTA-FEIRA

PROVA 9 – 200M MEDLEY FEM

Nathalia Almeida

PROVA 10 – 200M MEDLEY MASC

Luis Fernando Dias

Pedro Morrot

Kalel Damas

PROVA 11 – 1.500M NADO LIVRE FEM

Luiza Braga

Bruna Fonseca

PROVA 12 – 800M LIVRE MASC

Bruno Oliveira

PROVA 14 – 200M COSTAS MASC

Luis Fernando Dias

As equipes de natação do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.