Notícias

Flamengo garante mais finais no Maria Lenk e busca recuperar liderança

Nadadores rubro-negros fazem bonito no último dia de eliminatórias do Brasileiro Absoluto

Por - em
O último dia de eliminatórias pelo Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, foi realizado na manhã desse sábado (28.04). Após perder a liderança da competição para o Pinheiros, de São Paulo, na noite de ontem, o Flamengo está disposto a recuperar os pontos nas finais dessa noite. Leonardo de Deus, que já tinha o índice para disputar os 200m borboleta em Londres (1m55s55 – Mundial de Xangai - 2011), assegurou presença na final com o segundo melhor tempo. Joanna Maranhão, que disputou a versão feminina, também está confirmada na final. Miréia Belmonte será a representante dos 400m livre e os revezamentos 4x100m medley do Flamengo serão disputados à noite, pela série forte. 

Joanna Maranhão foi a primeira a entrar na água e a assegurar vaga nos 200m borboleta. A rubro-negra foi a mais rápida ao fazer o tempo de 2m13s20 e disputa a final na raia 4.

"Nadei encaixadinha, bacana. Tentando me poupar para a final e sentindo que ainda estou debilitada. Essa competição é uma manutenção de treinamento com os melhores tempos, polida e raspada. Não está fácil competir, mas o vou dar meu máximo pelo Flamengo aqui e depois procurar recuperar a massa muscular. Até o maiô está largo", disse Joanna.

Em seguida foi a vez de Leonardo de Deus garantir classificação nos 200m borboleta. Leo ficou em primeiro em sua série, com 2m00s35, e fez o segundo melhor tempo no geral, atrás somente de Kaio Márcio, do Fluminense, com 2m00s34. Frederico Castro (2m00s57) e Iran Almeida (2m00s78) também estão confirmados para a final.  

"Estou no melhor da minha forma, com 21 anos, cheio de disposição. Hoje estou 100%, em Londres, quero fazer mais do que estou fazendo aqui. É importante garantir classificação para continuar ajudando o Flamengo a ficar na ponta", disse Leo de Deus, que voltou para a água logo depois para disputar os 100m costas.

Leonardo teve a companhia do norte-americano Eugene Godsoe, reforço do Flamengo para esta competição. Ambos garantiram vaga na final, com 55s20, e 54s61. Leo disputa a final na raia 6 e Eugene, na 3. Nos 100m costas feminino, o Flamengo será representado por Etiene Medeiros e Fernanda Alvarenga, que fizeram 1m03s83 e 1m04s99, respectivamente, na fase eliminatória.

Miréia Belmonte mostrou diferencial na disputa dos 400m livre, ao fazer o percurso em 4m15s37. A principal adversária da rubro-negra na final de hoje será Lotte Friis, do Corinthians, que fez 4m14s85. Na versão masculina, o Flamengo foi representado por Victor Rodrigues, André Schultz, Armando Negreiros, Eduardo Seeger e Felipe Cunha. Dos cinco, somente Schultz avançou para a final A dessa noite, com o tempo 3m5983.

As finais têm início às 19h, no Parque Aquático Maria Lenk, Zona Oeste do Rio de Janeiro.