Notícias

Flamengo realiza clínica de natação com Ruta Meilutyte

Campeã olímpica participou de atividade com jovens atletas neste domingo (22)

Por - em
O encontro com o ídolo, para muitos jovens, é um sonho difícil de ser realizado. Quando o ídolo é estrangeiro, de um pequeno país no norte da Europa, como a Lituânia, pode parecer impossível. Para os cerca de sessenta atletas que vieram ao Clube de Regatas do Flamengo neste domingo (22), não foi. Eles participaram de uma clínica com a campeã olímpica Ruta Meilutyte, que se tornou referência na natação ao conquistar o título com apenas 15 anos, e puderam conversar e realizar atividades com a nadadora durante toda a tarde. 

A clínica de natação foi uma iniciativa do Mais Querido em parceria com a empresa ASL - ATHLETE STANDARD LOGISTICS e contou com a presença de diversos atletas das categorias de base de dentro e fora do clube. A atividade foi dividida em duas partes: teórica e prática. Em um primeiro momento, Ruta conversou com os presentes e contou um pouco de sua história e experiências, além de dar dicas e responder perguntas dos curiosos. Depois, seguiram para a piscina, onde a nadadora ensinou técnicas essenciais para o sucesso na modalidade. Mas não foram só as crianças que se beneficiaram da presença da lituana no clube, a ex-nadadora do Flamengo e da seleção brasileira, Mariana Brochado também foi conferir o evento.

Gerente de esportes aquáticos do Flamengo e um dos realizadores do evento, Edson Terra comentou a importância da interação com o ídolo para os jovens atletas. 

“Esse contato com uma recordista mundial, uma campeã olímpica, é de uma riqueza muito grande. A felicidade de estar frente a frente com uma atleta desse nível estava estampada nos olhos de cada criança. Sem dúvidas, foi muito motivacional, eles começam a ver que o sonho pode se realizar”, afirmou Edson. 

Ruta esteve no Rio de Janeiro para reforçar a equipe rubro-negra na disputa do Troféu Brasil – Maria Lenk na última semana. Na competição, a nadadora conquistou o ouro nos 100m peito, mesma prova em que se tornou campeã olímpica em Londres 2012, e a prata nos 50m peito. Ela integrou ainda a equipe de revezamento 4x100m Medley, que ficou com a quarta colocação.

A chegada de Ruta Meilutyte ao Flamengo foi possível graças ao Projeto Inspiração 2020/2024 – Craque gera craque feito em casa, lançado pelo clube no final de 2017. A iniciativa tem como objetivo fortalecer os esportes olímpicos do Mais Querido através da contratação de grandes nomes que chegam para reforçar as equipes e servir como exemplo para jovens atletas, que passam a conviver diariamente com referências em suas modalidades. Assim como Ruta, outro reforço da natação rubro-negra fez questão de endossar os princípios do projeto. Em meados de abril, o nadador olímpico João De Lucca organizou um bate-papo onde também dividiu suas experiências e deu dicas para os atletas das categorias de base. 

As equipes de natação do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.