Notícias

Flamengo sobe ao pódio por seis vezes

Tales Cerdeira comprovou boa fase e voltou a vencer nos 200m peito

Por - em
Missão cumprida para os nadadores do Flamengo que disputaram a primeira noite de finais pelo Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk, que segue até sábado, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Foram seis medalhas (duas de ouro, duas de prata e duas de bronze) conquistadas somente hoje. Amanhã, Cesar Cielo estreia na competição, na eliminatória dos 50m livre.

Joanna Maranhão foi a primeira rubro-negra a entrar na água e, mesmo tendo terminado em quarto lugar na final dos 200m livre, com 2m00s90, a rubro-negra herdou a medalha de prata, por conta da primeira e terceira colocadas, Lotte Fris, do Corinthians (1m59s65) e Laure Manaudou, do Pinheiros (2m00s43), serem estrangeiras.

"Foi o melhor que consegui fazer. Não nado essa prova, mas foi um bom resultado", disse Joanna.

Em seguida, na versão masculina, João de Lucca deixou todos os adversários para trás, bateu recorde de campeonato e assegurou a primeira medalha de ouro para o Flamengo ao fazer o tempo de 1m48s26. André Schultz, seu companheiro de clube, não fez uma boa prova e terminou em oitavo lugar, com 1m50s79.

"Foi difícil pra caramba. Está difícil, sem férias, período de polimento desde fevereiro, sendo, bem cansado mesmo. Mas, dei a volta por cima e consegui ajudar ao Flamengo com esses pontos. Vou tentar baixar o tempo e conseguir o índice. Só faltam quatro décimos" disse João de Lucca após sair da piscina.

Etiene Medeiros, que está estreando pelo Flamengo nessa competição, conquistou o bronze na final dos 50m costas, com 28s91. Assim como no caso de Joanna, Etiene assumiu o posto de segunda colocada, da estrangeira Laure Manaudou. Na mesma final, Daynara de Paula terminou em quinto lugar, com 229s40, e Giuliana Gigliotti em sétimo, com 30s96.

"Venho conquistando esse resultado há muito tempo. Meu principal objetivo aqui, no Maria Lenk, é a prova dos 100m costas, no sábado. A disputa dos 50m é mais preparação", revelou Etiene.

O norte-americano Eugene Daisuhe Godsoe disputou a final dos 50m costas e fez o terceiro melhor tempo, com 25s01.

Tales Cerdeira, que conquistou o índice olímpico na fase eliminatória, na manhã de hoje, ao fazer a marca de 2m10s37, voltou a surpreender e, mesmo debilitado, garantiu o primeiro lugar na final dos 200m peito, com 2m12s40.

"Até ontem achei que não fosse conseguir nadar. Mas, graças ao meu médico e ao fisioterapeuta, ganhei confiança e resolvi disputar a final. Não queria ficar de fora e correr o risco de perder a vaga. Treinei muito forte, no ano passado tive um problema de saúde sério, mas dei a volta cima. A sensação de ganhar uma medalha para o Flamengo é muito boa. Agora é descansar para buscar o índice nos 100m peito, que ainda tem duas vagas em aberto", comentou Tales.

Na mesma final, Henrique Barbosa fez o tempo de 2m13s52 e subiu ao pódio para receber a medalha de bronze. Thiago Parravicini não rendeu o suficiente e ficou em oitavo lugar, com 2m19s31.

A fase eliminatória da 2ª etapa do Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk terá início às 9h30, desta quarta-feira. As finais serão disputadas a partir das 19h.