Notícias

Henrique Barbosa bate recorde do campeonato nos 100m peito

Finais dos 50m livre acontecem nesta quarta

Por - em

Na noite desta terça-feira, prosseguiram as provas eliminatórias do segundo dia do Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu José Finkel de Natação, que está sendo realizado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. O grande destaque foi Henrique Barbosa que bateu o recorde do campeonato e garantiu o melhor tempo para as semifinais dos 100m peito masculino, que acontecem na manhã desta quarta-feira.

\

Pela manhã também serão disputadas as finais dos 50 metros livre masculino e feminino onde o Flamengo tem grandes chances de conquistar suas primeiras medalhas de ouro na competição com o campeão olímpico Cesar Cielo e a norte-americana Jessica Hardy. Ambos fizeram o melhor tempo nas eliminatórias e chegam credenciados para esta decisão.

\

Nos 100m peito masculino, Henrique Barbosa, marcou 58s47, venceu sua série e nadará na raia quatro da segunda semifinal. O atleta do Flamengo bateu o recorde do campeonato (59s84) que era de 2005, feito por Felipe Lima, da Unisanta.

\

"Estou bastante cansado. O programa de provas é pesado e nadar os 200m e os 100m no mesmo dia acabou desgastando muito. É capaz de eu nem nadar as semifinais amanhã. Vou dormir, descansar e ver como me sinto no aquecimento. Se estiver bem, tudo bem, caso contrário me guardarei para a final no dia seguinte. Não posso me dar ao luxo de errar", disse Henrique, referindo-se ao tempo que necessita para garantir a classificação para o Campeonato Mundial de Piscina Curta, em Dubai. Felipe França é o detentor da melhor marca, 57s64 e Tales Cerdeira o segundo melhor tempo – 58s38.

\

Nos 100m peito feminino, a norte-americana, Jessica Hardy, recordista mundial da prova em piscina longa, também fez bonito. Ela venceu sua série e brigará por uma vaga na final na manhã desta quarta. Ela marcou 1m08s61, apenas 10 centésimos atrás da argentina Agustina Giovanni, que nadará ao seu lado.

\

Nas eliminatórias dos 100m borboleta feminino, o Flamengo classificou suas duas nadadoras para as semifinais que serão disputadas na manhã desta quarta-feira. Kimberly Vanderberg fez o terceiro melhor tempo 59s72 e Carolina Athayde o oitavo com 1m00s72.

\

Nos 100m borboleta masculino, o Flamengo contou com a participação de seis atletas e quatro deles se classificaram entre os 16 primeiros, carimbando o passaporte para as semifinais de amanhã. Frederico Castro foi o mais rápido deles e garantiu participação nas semifinais com o sétimo melhor tempo, 53s30. Thiago Sickert também brigará por uma vaga nas finais já que ficou na nona colocação, marcando, 53s56. Heitor Rodrigues foi o 11º com 54s03 e Gustavo Chagas com 54s48 foi o 16º .

\

Nos 200m livre feminino, o rubro-negro esteve representado por Monique Ferreira, Letícia Odorici e Izabela Fortini, mas as nadadoras não alcançaram o objetivo ficando na 11ª, 21ª e 28ª colocação, respectivamente, e desta forma fora das finais.

\

Nas eliminatórias dos 200m livre masculino, apenas Alexandre Graczyk vestiu a camisa do clube, mas também não se classificou entre os oito melhores tempos para as finais. O nadador ficou com 34º tempo, 1m51s28.

\

Nos 400m medley feminino nenhuma das três atletas do clube passou para as finais. Fernanda Almeida, Luiza Braga e Ana Carolina Almeida terminaram com a 15ª, 16ª e 17ª posição na prova.