Notícias

Henrique Barbosa em ação no 43º Santa Clara International Invitational

Nadador do Flamengo compete nas provas dos 100 e 200m peito

Por - em

Henrique Barbosa, um dos integrantes do trio de Auburn (EUA) que chegou para reforçar a natação do Flamengo para a temporada, estará em ação a partir desta sexta-feira (18/6) no 43º Santa Clara International Invitational, na Califórnia. A competição, que reunirá vários dos nadadores mais rápidos dos Estados Unidos e estrangeiros, serve para auferir as estratégias de preparação no meio da temporada.

\

Nesta sexta-feira, Henrique, de 25 anos, nada os 100m peito - com eliminatórias pela manhã e finais à tarde. No domingo, entra em ação nos 200m peito, também com eliminatórias pela manhã e finais à tarde.

\

"O fim da temporada universitária ajudou os nadadores estrangeiros que estão em Auburn e me sinto mais bem preparado fisicamente e também mais entrosado com o time e o staff. Talvez o fato de estarmos no verão também ajude. Treinar na piscina aberta é melhor do que nadar na piscina coberta e em jardas", disse Henrique, que espera ver tudo isso refletido nos tempos que fará em Santa Clara neste fim de semana.

\

Henrique Barbosa, que é o recordista brasileiro das duas provas: 59s03, nos 100m peito, e 2min08s44, nos 200m peito, resultados feitos em maio de 2009, ainda na era dos supermaiôs,  está entre os 24 nadadores convocados pela Seleção Brasileira de Natação para Pan-Pacific, de 18 a 22 de agosto, em Irvine (EUA). Barbosa terá a companhia de Cesar Cielo e Nicholas Santos, dois dos grandes atletas da atualidade.

\

Henrique está na Califórnia desde o início da semana e aproveitou para rever o time da Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde se formou, em 2007, no curso de Relações Internacionais.

\

"Fazia três anos que eu não nadava nessa piscina. Foram bem uns cinco anos treinando na Berkley."