Notícias

Nicholas Santos busca o ouro no Mundial de Istambul

Nadador do Flamengo será uma das principais armas da seleção brasileira na competição que terá início no dia 12

Por - em
Líder do ranking mundial nos 50m borboleta, com o tempo de 22s22, Nicholas Santos será o principal representante do Flamengo no Mundial em Piscina Curta (25 metros), em Istambul (Turquia), de 12 a 16 de dezembro, na Sinan Erdem Arena. Depois do Troféu José Finkel, em agosto, quase emendado com a Olimpíada de Londres, Nicholas tirou férias curtas e, na sequência, se concentrou na preparação para a competição.

"Depois do Finkel, decidi abrir mão do revezamento 4x100m livre para dar oportunidade aos mais jovens e treinei bem focado, visando aos 50m borboleta no Mundial. Passei 'por cima' do Open - mesmo assim, ganhei todas as provas que disputei - e meu objetivo é tentar nadar na casa dos 21 segundos em Istambul", disse Nicholas, que lidera o ranking mundial, à frente do australiano Matt Targett (22s30) e do sul-africano Roland Schoeman (22s34) - em quarto, com 22s40 aparece Cesar Cielo, que não vai ao Mundial.

Nicholas nada as eliminatórias dos 100m livre no dia 13 e as eliminatórias dos 50m borboleta no dia 14. "Mesmo 'pesado' no Open, nadei os 50m livre em 21s34 e o Albertinho decidiu me inscrever na prova. Mas o foco é o borboleta e o estilo livre vai servir para quebrar o gelo", disse Nicholas, que é atleta do Flamengo e do Exército Brasileiro e integra o Projeto Rumo ao Ouro em 2016, o PRO 16.

Além de Nicholas, o Flamengo ainda terá Etiene Medeiros nadando a distância dos 50m costas, e Daynara de Paula no revezamento 4x50m livre. Etiene garantiu presença no Mundial de Istambul ao superar o próprio recorde, que era de 26s99, e fazer nova marca de 26s94, no Troféu José Finkel, disputado no Sesi da Vila Leopoldina, em São Paulo.