Notícias

Nicholas Santos mira pódio nos 50m borboleta no Mundial de Istambul

Velocista se preparou para estar competitivo na piscina curta e brigar pela medalha de ouro e o recorde da prova

Por - em
O velocista Nicholas Santos está mirando o pódio dos 50m borboleta no Mundial em Piscina Curta de Istambul, na Sinan Erdem Arena - as eliminatórias e as semifinais da prova serão nesta sexta-feira (14.12). Nicholas até abriu mão de disputar os 50m livre, apesar do bom tempo na qualificação, para continuar com o foco na prova para a qual treinou depois da Olimpíada de Londres pensando na medalha de ouro e no recorde mundial.

O nadador do Flamengo e do Exército Brasileiro, paulista de Ribeirão Preto, focou a preparação nos 50m borboleta, distância em que é o primeiro do mundo no ranking da Fina, com o tempo de 22s22. "Passei por cima do Open - estava pesado, mas mesmo assim ganhei minhas provas - e foquei os 50m borboleta. O objetivo é nadar na casa dos 21 segundos aqui em Istambul", afirma Nicholas Santos. O recorde mundial é de 21s80, do alemão Steffen Deibler (14/11/2009, em Berlim). O recorde do campeonato Mundial é de 22s40, do venezuelano Albert Subirats (19/10/2010, em Dubai). 

Nicholas Santos nadou fácil os 50m livre, nesta quinta-feira (13.12), mesmo sem se raspar, e ficou com o sexto tempo das eliminatórias (21s50), indo às semifinais. "Foi um tempo bom e acho que se fosse para uma final nos 50m livre conseguiria até disputar medalha. Mas saí da semifinal para soltar, fazer massagem e descansar para os 50m borboleta, prova que eu gosto de nadar. Se nadasse, chegaria tarde no hotel, jantaria tarde. Como eu ia sair da final de qualquer jeito, o Albertinho (técnico) me tirou da semi para eu ficar zerado para o borbo." disse Nicholas.

"Na verdade, nadar uma prova antes da principal, muitas vezes não é possível. Em Dubai, abri o revezamento 4x100m livre, que era a prova principal, com grande responsabilidade para não comprometer o resultado do grupo. Aqui, está sendo diferente", observou Nicholas. "Pude focar nos 50m borboleta, pois a chance de medalha é maior. Foi bacana ter a chance de cair na água antes, entrar no clima da competição e ter o estímulo na piscina, conhecer o circuito de entrada na piscina, a "call room", olhar a arquibancada lotada...", completou.