Notícias

Treinadores rubro-negros participam do Encontro Nacional de Técnicos de Polo Aquático

Evento acontece entre os dias 13 e 16 de março no Parque Aquático Maria Lenk

Por - em
Nesta semana, os treinadores do polo aquático rubro-negro irão trocar a piscina pela sala de aula. Isso porque os comandantes do Mais Querido foram convidados para participar do Encontro Nacional de Técnicos de Polo Aquático, que acontece entre os dias 13 e 16 de março no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca-RJ. O congresso é uma iniciativa entre o Comitê Olímpico do Brasil e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). 

George Chaia, Illana Pinheiro, Antônio Canetti e Rafael Hall representarão o Flamengo no evento.
O evento receberá técnicos de polo aquático de diversos estados brasileiros e tem como objetivo o aperfeiçoamento profissional para que os treinadores estejam capacitados para exercer a profissão no país. Antônio Canetti, George Chaia, Illana Pinheiro e Rafael Hall serão os representantes rubro-negros no congresso, que também contará com a presença do coordenador de seleções da CBDA, Ricardo Azevedo, o medalhista olímpico Tony Azevedo e a americana Maggie Steffens.

“Esse é um congresso técnico nacional onde todos os treinadores e profissionais ligados ao polo aquático terão que participar para poder exercer a função de técnico ou dirigente dentro da modalidade. A partir de agora, para a pessoa poder exercer qualquer cargo no polo brasileiro, terá que passar por esse encontro, como já acontece com outros esportes como o vôlei”, explicou Antônio Canetti, treinador das equipes femininas do Mais Querido, que completou.

“No evento, nós iremos passar por algumas avaliações de conhecimento e, futuramente, acredito que eles vão querer pontuar os níveis de treinador com um, dois e três. Além disso, serão discutidas formas de treinamentos, tópicos relacionados à nutrição, funcional, físico e toda essa parte estrutural de uma equipe. Também serão apresentadas algumas novas regras do polo aquático que estão sendo introduzidas a partir desta temporada”, finalizou. 

Durante os quatro dias de evento, serão abordados diversos temas relacionados à modalidade como: pedagogia esportiva, condicionamento físico, técnico e mental, nutrição, regras e interpretações, questões comportamentais, planejamento de treinos físicos e táticos. Além disso, no encontro também haverá o lançamento do Conselho Técnico Nacional de Polo Aquático e o Programa de Arbitragem 2019, onde a comissão formada terá o objetivo de discutir algumas práticas para o desenvolvimento da modalidade no Brasil à longo prazo.


As equipes de polo aquático do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Estácio e Rede D’or  – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.