Notícias

Michel Pessanha garante vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020

Rubro-negro conquistou a quinta colocação no Mundial da Áustria e carimbou o passaporte para as Paralimpíadas

Por - em
Já tem rubro-negro garantido em Tóquio! O remador Michel Pessanha conquistou a quinta colocação na final A do Mundial de Remo Paralímpico e assegurou a vaga nos Jogos Olímpicos de 2020. Na Áustria, Michel disputou a competição no barco Double Skiff Misto PR2 (PR2 Mix2x) ao lado da parceira Josiane Lima.

“Estou muito feliz por ter conquistado essa vaga e saber que foi o primeiro barco a se garantir nas Paralimpíadas. Vejo que o esforço de todo dia, sair da Baixada às 4h da manhã, ir para o Flamengo treinar, ir para a academia, enfim, vejo que estamos no caminho certo. Agora é treinar firme, melhorar um pouco a cada dia para chegar lá e brigar por uma medalha. Esse sempre foi o objetivo, subir no pódio representando o Flamengo e a Seleção Brasileira”, disse o atleta. 

A dupla brasileira iniciou o campeonato com o 2º melhor tempo de sua bateria, avançando para a semifinal A/B, onde repetiu o feito. Na final A, Michel e Josiane ficaram de fora do pódio, mas conseguiram carimbar o passaporte para Tóquio com a 5ª colocação.

Feliz com a garantia da vaga, o rubro-negro conta que, ao subir no pódio, relembrou o caminho trilhado ao longo de sua carreira.

“Passou um filme na minha cabeça depois do resultado. Parei e lembrei de toda a minha história de vida, da infância em Caxias, de toda dificuldade que passei. Agora eu olho e vejo que aquele rapazinho que ninguém dava nada hoje está aí viajando o mundo através do esporte. Só tenho a agradecer ao Clube de Regatas do Flamengo que, em 2013, me deu a oportunidade”, disse Michel. 

“Às vezes eu ouço que ‘ah, mas você tem talento, tem mérito, é o seu esforço’. Ok, mas com tudo isso, se o clube, com o Frank (Franquilim Oliveira, treinador), não tivesse aberto as portas e me dado uma oportunidade, eu talvez não estivesse vivendo esse sonho hoje. Então só tenho a agradecer a todos que me apoiaram. Sempre que tenho um bom resultado e conquistou uma medalha eu digo que gostaria de dividir em vários pedaços e botar no peito de cada um que me ajuda e que me dá essa força para continuar no esporte”, finalizou.

Esta será a segunda participação de Michel Pessanha em Olimpíadas. Em 2016, o rubro-negro integrou a delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

As equipes de remo e canoagem do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Estácio, AmBev e Rede D’or – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de de recursos oriundos da Lei Pelé.