Notícias

Rodrigo Gorgen: objetivo é voltar à seleção brasileira

Em entrevista ao site oficial, atleta campeão do remo fala sobre a conquista do estadual no domingo

Por - em
No último domingo, 15 de novembro, o Flamengo conquistou o título de campeão estadual de remo de 2009. Na última regata do ano, a guarnição do barco Oito Com foi uma das que ajudaram o Flamengo nessa conquista, com uma bela vitória. Entre os oito campeões estava o Cachorrão, como é conhecido Rodrigo Gorgen, de 28 anos.

Gorgen vem de uma família com tradição no esporte. Seu pai, Lauri, saiu do Rio Grande do Sul para remar no Flamengo, a pedido do lendário técnico Buck. A irmã de Rodrigo, Renata, também é atleta de remo do Flamengo e ganhou a prova de domingo. O interesse de Gorgen pelo esporte começou ainda cedo, nas pescarias na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde observava os barcos singrando as águas. Aprendeu as suas primeiras remadas no Botafogo, teve duas passagens pelo Vasco da Gama, mas agora defende as cores rubro-negras.

Cachorrão, como é conhecido no Remo, já ganhou campeonatos estaduais, subiu ao pódio em campeonatos brasileiros e, no ano 2000, participou do mundial de Copenhagen, defendendo a Seleção Brasileira. Em 2009, com a vinda do argentino Santiago Fernandez, teve a oportunidade de remar com um grande ídolo. Ajudou o Flamengo na conquista do campeonato de Sênior A, modalidade dominada por muitos anos pelo Vasco.

Seu principal objetivo é voltar a defender as cores da seleção brasileira em 2010. Formado em locução pelo Senac, e graduando em educação física na UniverCidade, Gorgen pretende competir em campeonatos internacionais e lutar por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Veja entrevista do atleta ao site oficial do Flamengo:

Equipe do Site Oficial – Para você, o que significa remar pelo Flamengo, um clube que teve suas origens no esporte?
Rodrigo Gorgen – Significa puder fazer parte de algo muito maior, do que apenas torcer pelo clube e ainda fazer parte da tradição mais do que centenária que exige muitos sacrifícios que são recompensados com a honra de puder defender o escudo rubro-negro.

Equipe do Site Oficial – Como foi a conquista do estadual?
Rodrigo Gorgen – Foi mais difícil do que eu pensava. Deu para sentir mais pressão. Era aniversário do clube e estava cheio de flamenguistas. Foi uma prova [do Oito Com] em que todos tiveram que se empenhar ao máximo. Chegamos um barco na frente do segundo, o Vasco.

Equipe do Site Oficial – Como foi quebrar o domínio do Vasco?
Rodrigo Gorgen – Eram 12 anos sem vitórias na categoria. A rivalidade é sempre grande. Qualquer vitória dessas sempre tem um pouco mais de importância.

Equipe do Site Oficial – De que modo você vem se preparando para alcançar o objetivo de chegar a Londres 2012, na Inglaterra que é um dos templos do esporte?
Rodrigo Gorgen – Em curto prazo pretendo continuar treinando e obtendo resultados importantes para o Flamengo, com o objetivo de voltar à seleção brasileira e focar em cada dia e em cada treino, pois o empenho em cada momento faz diferença no final.

Equipe do Site Oficial – Qual o barco em que você mais gosta de remar?
Rodrigo Gorgen – Gosto do Dois Com, mas não está no programa das Olimpíadas. Eu sou melhor no bombordo. O Quatro Sem é o mais interessante.  Mas qualquer barco traz satisfação.

Equipe do Site Oficial – Por que você recomendaria a prática do remo a um jovem?
Rodrigo Gorgen – Além de ser um esporte completo fisiologicamente, ele ainda proporciona levar para vida ensinamento importantes na formação do indivíduo.