Notícias

Sonho realizado: Isaquias Queiroz é campeão olímpico!

Com chave (e medalha) de ouro, rubro-negro encerra participação em Tóquio no topo do pódio

Por - em

“Vou mostrar quem sou eu: o atual campeão mundial e o cara que vai brigar por essa medalha de ouro”, prometeu Isaquias Queiroz após as eliminatórias do C1 1.000m em Tóquio. E mostrou. Quem é ele? Campeão olímpico. Dono de duas pratas e um bronze conquistados nos Jogos do Rio, o rubro-negro agora está completo. Nos últimos minutos desta sexta-feira (06), manhã de sábado em Tóquio, Isaquias sobrou na disputa e garantiu a primeira colocação com o tempo de 4:04.408.


Emocionado, ele falou sobre a alegria com a conquista e dedicou o título ao povo brasileiro e sua família. 


“Eu estou meio aéreo ainda. É diferente ganhar a medalha de ouro. Estou muito feliz, mais feliz ainda por estar deixando vocês no Brasil felizes. Essa medalha eu prometi pra vocês e fui atrás”, disse o canoísta. “Estou feliz por estar deixando minha família, meu filho, por ele estar vendo a história acontecer. Eu queria isso. Eu quis e vim atrás”.


Com a medalha no pescoço e um sorriso imenso no rosto, Isaquias deixou um recado para a torcida do Mengão.


“Nação Rubro-Negra, o ouro é nosso! Estou levando pra casa. Obrigado pelo apoio! Agora eu sou medalha de ouro representando o Flamengo”, declarou. 


O caminho para o pódio


A caminhada de Isaquias em Tóquio começou com a disputa do C2 1.000m. Na fase classificatória, ao lado de Jacky Godmann, também do Mengão, terminou a bateria no 3° lugar, com o tempo de 3:48.378, e se garantiu nas quartas de final. Duas horas depois, eles voltaram para a água e carimbaram a vaga na semi com o primeiro lugar na prova, realizada em 3:48.611. Com o tempo de 3:27.167, a dupla rubro-negra se garantiu na decisão e o foco era no pódio, mas os medalhistas de bronze na Copa do Mundo terminaram a disputa na quarta colocação (3:27.603), na segunda participação em competições internacionais de Jacky.


Na noite de quinta-feira (05), agora por conta própria, Isaquias não deu chances para os adversários e fez o melhor tempo das eliminatórias (3:59.894), se classificando diretamente para a semifinal. O segundo colocado, o chinês Liu Hao, chegou mais de sete segundos depois (4:06.914). Na disputa por uma vaga na decisão, o brasileiro dominou sua bateria semifinal e garantiu a classificação com o tempo de 4:05.579.


Isaquias Queiroz: inspiração e carisma


Seu maior rival e amigo, o tricampeão olímpico Sebastian Brendel ficou de fora da final. O alemão inspirou o nome do filho de Isaquias, segundo ele, para que não deixasse de pensar no adversário por um segundo sequer. Por histórias como essa e tantas outras, o baiano de Ubaitaba, aos 27 anos, é uma das figuras mais carismáticas do Time Brasil. Dos passeios de bicicleta na Vila Olímpica aos ataques no treino de vôlei da seleção masculina, o canoísta levou sua alegria para o topo do pódio, encantando toda uma nação.


Decidido a transformar a canoagem em uma modalidade mais popular no Brasil, o rubro-negro é o maior exemplo para os jovens atletas do país. Além das quatro medalhas olímpicas, Isaquias tem incríveis oito ouros, duas pratas e seis bronzes no Campeonato Mundial, e é tricampeão dos Jogos Pan-Americanos, tendo ainda uma segunda colocação. Apaixonado pelo Flamengo, ele está em sua segunda passagem pelo clube. A primeira foi entre 2010 e 2013 e, em 2019, ele voltou para o Mais Querido em busca de um sonho e com o desejo de inspirar jovens atletas. Renovou em 2021 para fazer história. E ela está escrita: Isaquias Queiroz é campeão olímpico!


As equipes de remo e canoagem do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.