Salto sobre o cavalo

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa
Diego Hypólito nos Jogos Pan-Americanso de 2007

Conteúdo

Introdução

O salto sobre o cavalo é uma das provas da ginástica artística. É uma das duas provas comuns a homens e mulheres, ao lado da prova de solo, embora em ambos os casos haja diferenças na prova, nos exercícios e na pontuação.

Descrição

O salto consiste em uma etapa de corrida rumo ao aparelho, contato com um trampolim, com os pés ou as mãos, contato com as mãos sobre o cavalo, o salto propriamente dito e a aterrissagem.

Aparelho

Dimensões

  • Altura = 125cm (mulheres), 135cm (homens)
  • Compriemnto = 1,2m
  • Largura = 95cm
  • Pista para corrida = até 25m

Regras e pontuação

Lente.pngVer também: Regras da Ginástica Artística

Durante a competição final para este aparelho, os atletas realizam dois saltos, de grupos diferentes dentre os cinco do código de pontos e com fase final de vôo diferentes. Nas demais etapas, apenas um salto é exigido.

Cada salto possui um valor previamente definido. Caso o movimento executado seja reconhecido como válido, esta será a Nota A do atleta. Porém, sua Nota B irá depender da execução do salto, com descontos em função de falhas diversas.

Um exemplo de falha média, com desconto de 0,3 pontos na Nota B, é o caso de as mãso do atleta não se apoiarem no cavalo sobre uma mesma linha no momento de contato.

A lista de movimentos e suas pontuações são diferentes para homens e mulheres.

Vídeos

Jade Barbosa, medalha de ouro no salto nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007.

{{#ev:youtube|nSd5_xIE6WM|300}}

Links externos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas