Uma Vez Flamengo, Sempre Flamengo

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História

A frase "Uma vez Flamengo, sempre Flamengo" é talvez a expressão mais conhecida relacionada ao Flamengo e que melhor resume o sentimento do torcedor rubro-negro. Uma frase tão perfeita que, desde 1936, chancela ao lado dos nossos escudos todos os documentos oficiais do clube.

Engana-se quem pensa que a frase foi forjada por Lamartine Babo, que compôs, em 1949, o Hino do Flamengo. Lamartine apenas utilizou a expressão no refrão do Hino. O verdadeiro autor foi Júlio Silva, um rubro-negro pernambucano criador, em 1919, do famoso Bloco do Eu Sozinho, em que desfilava vestido com uma camisa listrada e uma calça de cetim, conduzindo seu micro-estandarte. Júlio desfilou no seu bloco de uma só pessoa em todos os carnavais cariocas até os anos 70.

Foi em 1929, vencendo um concurso promovido pelo Flamengo para escolher uma frase que traduzisse o estado de alma de quem professa a religião vermelha e preta, que Júlio Silva cunhou a expressão que se tornou o grande lema dos torcedores rubro-negros: Uma vez Flamengo, sempre Flamengo

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas