Notícias

Flamengo faz valer superioridade, vence Botafogo e se sagra tridecacampeão carioca de basquete

Título abre temporada em que equipe buscará títulos nacionais e internacionais

Por - em


Ninguém disse que seria fácil. E uma final nunca é. O Botafogo vendeu caro a derrota em sua casa, mas o Flamengo tinha um conjunto superior, mais talentos e jogadores decisivos. No final, o favorito rubro-negro fez valer todos os fatores e saiu campeão em General Severiano ao derrotar o rival por 83 a 73. É o décimo terceiro título seguido do Flamengo no Rio de Janeiro, o 44º na história, recordista absoluto no cenário carioca.

Foi um jogo onde o MVP do último NBB apareceu na hora certa, no final. Quando o placar estava apertado, Marquinhos, duas vezes, apareceu no último quarto e resolveu o jogo. Outros valores também foram importantes, como Deryk que fez 14 pontos e Rafael Mineiro, com 13 pontos.

A campanha irretocável com 10 vitórias em 10 jogos mostrou a supremacia rubro-negra no Rio de Janeiro. O Botafogo foi um valoroso oponente, mas a qualidade do time comandado por Gustavo De Conti se fez superior mais uma vez. Agora, o torcedor do Flamengo pode celebrar mais uma taça na galeria, abrindo bem a temporada 2018-2019.


O jogo

O primeiro quarto da partida mostrou um cenário muito parecido com o jogo anterior. O Flamengo, com mais qualidade, abriu vantagem na casa dos seis pontos e manteve o nível. Mas apoiado por sua torcida, o Botafogo estava mais agressivo no ataque, conseguindo concluir melhor as jogadas, e com um sistema defensivo melhor, que impediu diversos ataques rubro-negros. Porém, a força dos pivôs Varejão e Nesbitt fez a diferença no ataque, principalmente o camisa 17, que liderou a pontuação do quarto com sete pontos. No final, 19 a 12 e a vitória estava mais próxima.

O jogo ficou diferente no segundo quarto. O Botafogo acertou mais a marcação e ganhando os rebotes defensivos que não conseguiu na etapa anterior. Cauê fazia muito bem o trabalho no garrafão alvinegro, enquanto o resto da equipe não abria espaços para os chutadores de longa distância do FlaBasquete.

A pontuação do quarto também ficou baixa, em comparação à anterior e o Flamengo ficou atrás desde o início, só conseguindo reverter em enterrada de Rafael Mineiro a 3:27 do final. Foi a senha para o Flamengo abrir vantagem pela primeira vez no quarto, chegando a onze pontos, mas dois ataques seguidos de Cauê diminuíram para cinco. Gustavinho parou o jogo. Na volta, Davi errou o chute de três e o tempo acabou, com o Fla na frente por 38 a 32.

A bola de três que não caiu no final, caiu no primeiro lance do terceiro quarto, com Jhonatan livre. As bolas do Botafogo também começaram a cair e a diminuir a distância no placar, que ficou em um ponto depois que Ansaloni acertou a 07:34, deixando o jogo em 45 a 44. Balbi respondeu na sequência, também de três. Jamal atacou, sofreu a falta e converteu os lances livres. Dois pontos era a diferença. Balbi, depois de grande lance da equipe, abriu mais dois, porém Ansaloni, de novo, diminuiu.

O terceiro quarto era eletrizante. O Flamengo abria, o Botafogo empatava e assim seguiu até o final, quando o placar apontava 54 iguais e o cronômetro zerou. Faltavam 10 minutos para a decisão.

O Botafogo veio para o tudo ou nada no último quarto. Através de Coelho e Thadius, abriu cinco pontos no início e o Flamengo tentou reduzir a diferença com o tempo e calma. Marquinhos, a 6:10, de três baixou para dois. A diferença persistiu, mas Deryk, de três, a 4:50, empatou a partida em 68 a 68.

Faltando dois minutos, o MVP apareceu. Marquinhos chamou a responsabilidade, pegou a bola e foi para a cesta. Dois pontos para o Flamengo, que fez 74 a 71 e o técnico botafoguense pediu tempo. Marquinhos, de novo, apareceu. Na volta, de três, abriu 77 a 71, com um minuto para acabar e praticamente silenciando o ginásio.  Daí foi segurar o resultado, ampliar com o rival já batido e comemorar o título. 


As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.