Notícias

CUIDAR em parceria com a SONAFE realiza avaliações fisioterápicas na Gávea

Exames fazem parte da pré-temporada dos Esportes Olímpicos

Por - em


Na última semana, a equipe fisioterápica do CUIDAR em parceria com a SONAFE realizou avaliações dinâmicas funcionais com os atletas do remo e da ginástica artística. As atividades, de suma importância, serviram para observar as diferenças de flexibilidade, mobilidade, instabilidade e desequilíbrios musculares de cada atleta. Alexandre Montenegro, coordenador de fisioterapia, explicou ao Site Oficial como foram realizados os procedimentos. 

"Quando elaboramos uma avaliação deste tipo, dividimos o corpo em quadrantes. Por exemplo, tronco, quadril, membros inferiores e superiores. De acordo com o gestual de cada modalidade, elegemos os testes. Hoje em dia eles são cientificamente bem aceitos, e ajudam para podermos desenvolver uma avaliação específica para cada modalidade em decorrência do gestual e do índice de lesões que ela apresenta", disse Alexandre.


O coordenador detalhou o gestual da modalidade e a importância para o melhor preparo do atleta. No exemplo citado, ele abordou a avaliação em um atleta do remo. 

"É o movimento repetitivo do remador no barco que associado ao seu posicionamento faz que um lado do tronco seja sobrecarregado em relação ao outro, gerando uma assimetria", concluiu Montenegro.