Notícias

CUIDAR realiza palestras sobre psicologia e nutrição para as categorias de base rubro-negras

Evento na Gávea reuniu atletas e comissões técnicas das equipes de nado artístico e polo aquático

Por - em
Com o objetivo de manter sempre a saúde e bem-estar dos seus atletas, o CUIDAR promoveu uma palestra sobre a importância da psicologia e da nutrição para o esporte. O evento aconteceu na última quarta-feira (13), no Salão Nobre da Gávea, e contou com a presença de atletas da base e comissões técnicas do nado artístico e polo aquático do Rubro-Negro, além de pais e responsáveis. As palestras foram ministradas pela nutricionista Renata Parra e pelo psicólogo Paulo Gasparini, ambos do Mais Querido.

“Como a palestra abordava principalmente pais e atletas das categorias de base do clube, comecei explicando o que são os macronutrientes, como os carboidratos, proteínas e gorduras, dizendo a importância de cada um dentro do esporte e para a saúde. Depois, continuei falando sobre os micronutrientes, que são as vitaminas e os minerais, também explicando as consequências de uma possível deficiência no organismo e quais seriam os benefícios para a saúde do atleta”, disse a nutricionista rubro-negra, para depois completar.

“Outro tema importante que debatemos foi a pirâmide alimentar, passando pelos conceitos básicos sobre quais alimentos devem ser consumidos em maior e em menor quantidade, além de alertar também sobre a importância da hidratação e alguns aspectos mais relevantes em relação à alimentação do atleta, como se alimentar em pequenos intervalos entre as refeições e a alimentação de final de semana x alimentação de semana”, finalizou.

Paulo Gasparini, psicólogo rubro-negro que atua no CUIDAR, também falou sobre os principais tópicos abordados na palestra.

“Tratei de explicar um pouco como funciona a psicologia do esporte, onde e como ela atua, diferenciando que a abordagem não é de terapia e sim de desenvolver a técnica PHP, que são habilidades psicológicas, e dentre as principais podemos destacar o foco, a concentração, comunicação e controle de ansiedade. Nesses tópicos, abordei os fatores que geram a ansiedade, o estresse e o perigo das redes sociais, como isso vem afetando os jovens e gerando uma compulsão por estar sempre envolvido com o Instagram, Facebook e Twitter”, disse Gasparini, que continuou.

“Procurei orientar os pais desses atletas de como eles podem controlar isso, pois já existem pessoas em tratamentos terapêuticos para diminuir essa compulsão pelos aparelhos, e esses são alguns fatores que atrapalham o desempenho, porque o atleta fica preocupado, sempre agitado e estressado querendo monitorar as redes sociais o tempo todo”, finalizou.

Inaugurado em 2016, o CUIDAR se consolidou como peça importantíssima na rotina dos rubro-negros e fundamental na conquista de resultados. Hoje, o núcleo conta com 39 profissionais da área da saúde, dedicados ao bem-estar físico e mental daqueles que defendem o Manto Sagrado.