Notícias

Projeto CUIDAR realiza I Escola de Profissionais de Esporte de 2017

Palestras tiveram como tema o desempenho esportivo e as prevenções de lesões

Por - em
Em evento realizado nesta terça-feira (30) no Auditório Rogério Steinberg, na Gávea, a Diretoria de Esportes Olímpicos - GUIAR (Gerência Unificada Interdisciplinar para o Alto Rendimento) sediou a I Escola de Profissionais do Esporte de 2017. As palestras contaram com a participação do Professor Luiz Antônio Moreira Jr., além do Dr. Rauno Simola e do Dr. Cláudio Cardone.

O Projeto CUIDAR (Centro Unificado de Identificação de Atletas de Rendimento), que conta com o apoio da Universidade Estácio de Sá e do Anjo da Guarda Rubro-Negro, teve em sua responsável Izabel Rohlfs a mediadora do debate. Os temas variaram entre diversos ramos da ciência esportiva, desde as variáveis estruturais no que diz respeito à musculação ao monitoramento psicofisiológico das adaptações ao treinamento.

Na plateia, estiveram presentes diversos membros das comissões técnicas, departamentos médicos e físicos das modalidades olímpicas do clube. O intercâmbio de conhecimentos entre todos esses profissionais visa aprimorar as rotinas de treinamento dos atletas rubro-negros, prevenindo lesões e tratando-as da maneira mais eficiente possível.

O Professor Luiz Antônio Moreira Jr. iniciou sua palestra ressaltando a importância dessa troca de experiências, a fim de tornar o Esporte Olímpico do Mais Querido ainda mais forte.

"Esse evento é de fundamental importância tanto para os profissionais que atuam no campo das ciências de reabilitação, como para aqueles que atuam no campo das ciências do esporte e desempenho esportivo", comentou o professor, que completou. "Espero que as palestras abordadas aqui hoje despertem um debate entre todos nós e que essas discussões ultrapassem os limites físicos desta sala. Que cheguem nas piscinas, nas academias, nas quadras, nos ginásios e se torne uma rotina em nosso dia a dia profissional", concluiu.