Notícias

Retrospectiva 2000: Um ano para levantar poeira em 2004

Título estadual, construção do CT e derrota na final da Copa do Brasil marcaram a temporada

Por - em

O ano de 2004 foi, talvez, um dos mais importantes da história recente do Clube de Regatas do Flamengo. Dentro de campo, o time conquistou apenas o Campeonato Carioca, e ainda foi derrotado pelo modesto Santo André na decisão da Copa do Brasil, em pleno Maracanã. No entanto, fora dele, o clube deu o pontapé inicial para a construção de seu Centro de Treinamentos, o Ninho do Urubu, em Vargem Grande.

\

No nono mandato do presidente Marcio Braga à frente do clube, foi lançada a campanha "Eu Amo Fla", com o lançamento de camisas e pulseiras. A renda arrecadada foi revertida para a construção do CT, que no dia 15 de novembro, aniversário do Flamengo, foi inaugurado, mesmo que parcialmente, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Apontado como prioridade em todo clube grande, o Centro de Treinamentos foi o grande feito daquele ano de 2004, que já havia começado muito bem.

\

O Flamengo entra mais uma vez no Campeonato Carioca totalmente desacreditado pela imprensa, que apontava o Fluminense como grande favorito. Afinal, os tricolores tinham o Baixinho Romário, que tinha seu nome aclamado pela torcida do Flu como sinistro. Mas, sinistro mesmo, foi a mística que envolveu os Fla x Flus daquele campeonato. Sinistro mesmo era o Maestro Felipe, que deu o tom à equipe rubro-negra. Sinistro mesmo era Jean, autor de três gols na final do Estadual. E mais sinistro ainda, o predestinado Roger.

\

O lateral-esquerdo mostrou ter uma estrela especial contra o Fluminense. No primeiro jogo entre as duas equipes, na Taça Guanabara, o Flamengo perdia por 3 a 1 aos 20 minutos do segundo tempo. Porém, na raça, e com dois gols de Roger e um de Felipe, o Rubro-Negro acabou virando o jogo e saindo de campo ao som da música que embalou a equipe na temporada "Poeira, levantou poeira". Os tricolores ainda iriam se engasgar mais ainda com esta poeira.

\

Na final da Taça Guanabara, novamente um jogo emocionante, novamente um jogo decidido no final, e novamente, decidido a favor do Flamengo e com um gol "espírita" de Roger, que, de costas, tocou na saída do goleiro do Fluminense para fazer Flamengo 3 a 2 e dar o título do primeiro turno do Campeonato Estadual ao Mengão. Na Taça Rio, a equipe sente a falta de Felipe, que lesionado não joga a maioria dos jogos. O Vasco aproveitou, bateu o Flu na final e levou o título do segundo turno.

\

Mais uma final do Campeonato Estadual entre Flamengo e Vasco da Gama. Em 1999, 2000 e 2001, o Rubro-Negro conquistou o tricampeonato estadual justamente sobre o rival. E desta vez, não foi diferente. O Flamengo conquistou mais uma vez o Campeonato Estadual e o Vasco ficou com o vice. Em um campeonato onde os grandes jogos foram os de Flamengo e Fluminense, onde o Rubro-Negro saiu sempre vencedor, nada mais justo do que o título ir para a Gávea. E ele foi, carregado por Jean, grande nome da decisão, com três gols que fizeram o Fla empatar, virar, e garantir a vitória na finalíssima do campeonato.

\

Na Copa do Brasil, o Flamengo fez uma boa campanha, chegando na final com sobras. O adversário seria a equipe de Santo André. No primeiro jogo, 2x2 em São Paulo. Ou seja, o Flamengo precisava apenas de um 0x0 para conquistar o título. A decisão ficou para o Maracanã. Com um estádio lotado, uma equipe considerada muito forte e precisando de um resultado simples, tudo caminhava para o bicampeonato da Copa do Brasil. No entanto, o Flamengo perde a partida por 2 a 0 e não consegue conquistar o título, batendo na trave, como em 2003, quando foi derrotado pelo Cruzeiro na decisão.

\

Veio então o Campeonato Brasileiro, quando, mais uma vez, o Flamengo apenas lutou contra o rebaixamento. O time da Gávea, no entanto, novamente, conseguiu escapar do fantasma do rebaixamento. No último jogo da competição, uma atuação memorável, com um golaço do craque Felipe, e uma goleada sobre o Cruzeiro: 6 a 2, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Na Copa Sul-Americana, o Flamengo perde na primeira fase, nos pênaltis, para os Santos, depois de dois empates.

\

Ninho do Urubu: O CT de Vargem Grande ou o Ninho do Urubu como também é conhecido, abriga todas as divisões de base do futebol rubro-negro, assim como parte dos treinamentos do time profissional. Em 136 mil m2, serão seis campos e estrutura das mais modernas. O Flamengo contou com a ajuda da sua torcida para a contrução do CT.

\

A primeira fase da campanha foi através de doações de torcedores. Os torcedores, com uma boa divulgação pela internet, doaram dinheiro para a construção do CT, na conta do Flamengo que tinha sido aberta na época da Campanha "Eu Amo Fla". Depois surgiu a venda dass Pulseiras do Flamengo, uma campanha que arrecadaria dinheiro com as vendas das pulseiras, sendo esta verba destinada para a construção do Ninho do Urubu.

\

Em 2007, foi lançada a segunda etapa do projeto, que contou com o lançamento da Camisa 12, em que parte do dinheiro arrecadado foi destinado também a construção do CT. Maior formador de talentos do país, o Flamengo revelou jogadores que defenderam o país em Copas do Mundo nas últimas décadas, como o goleiro Júlio César, os zagueiros Gonçalves, Junior Baiano, Aldair e Juan, os meias Leonardo e Zinho, além dos atacantes Bebeto e Adriano.

\

Além destes casos mais recentes, a divisão de formação do Flamengo desenvolveu a base do time Campeão Mundial de 1981, recheado de craques como Zico, Júnior, Leandro, Andrade e Adílio.

\

Outros Esportes: Depois de muito investir no basquete, 2004 foi um ano em que o clube rubro-negro ficou sem disputar competições na categoria adulto em um dos esportes de maior tradição no clube. Em outros esportes, o Flamengo também passou em branco, mas o remo salvou a temporada do Esporte Olímpico Rubro-Negro. No Campeonato Estadual, após conquistar o título de 2004, o Flamengo finalmente comemorou o título do ano de 2003 que foi confirmado pela justiça. Com isso, o clube se tornou Bicampeão Estadual de Remo.

\

Momento do Ano: Conquista do título do Campeonato Carioca
Personagem do Ano: Felipe
Jogo do Ano: Flamengo 4 x 3 Fluminense, pela Taça Guanabara
Artilheiro do Ano: Jean, com 15 gols

\

Para conferir todo os jogos do Flamengo no ano 2004, clique aqui.
Para mais informações sobre este ano, acesse este artigo na Flapédia.
Relembre aqui a decisão do Campeonato Carioca de 2004.
Confira também o artigo sobre a virada histórica do Mengão sobre o Fluminense na Taça Guanabara.
A decisão da Taça Guanabara, no sábado de Carnaval, pode ser lida aqui.