Notícias

Rubro-negras brilham e Seleção Brasileira chega à final por equipes do Mundial de Ginástica

Jade Barbosa e Flávia Saraiva se classificaram para finais individuais em Doha, no Qatar

Por - em
Onze anos depois da última classificação, a Seleção Brasileira quebrou o jejum e se qualificou para as finais por equipes do Campeonato Mundial de Ginástica Artística neste domingo (28). Em Doha, no Qatar, as meninas do Brasil conquistaram a quinta colocação na primeira fase e avançaram para a decisão. Entre as seis atletas que compõem o grupo, quatro são rubro-negras: Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade. 


Somando um total de 162,529 pontos, a Seleção Brasileira ultrapassou países como o Japão e a Grã-Bretanha. O Brasil havia se classificado para as finais por equipes pela última vez em 2007, no Mundial de Stuttgart, na Alemanha. 

As rubro-negras brilharam nas apresentações, sendo responsáveis pelas notas mais altas do time brasileiro na disputa. Jade Barbosa foi a melhor no salto, conseguindo pontuação de 14,500. Flavia Saraiva, com 14,466; e Rebeca Andrade, com 14,333; ficaram com segunda e terceira melhores notas, respectivamente, na equipe. Nas paralelas assimétricas, destaque para Rebeca, que pontuou 14,333. Jade (13,333), Lorrane (13,166) e Flavia (12,400), também competiram no aparelho. Todas as ginastas do Mais Querido disputaram também a trave, que terminou com Flavinha em primeiro (13,233), seguida por Rebeca (12,633), Lorrane (12,066) e Jade (11,700). No solo, mais uma excelente apresentação de Flavia rendeu a pontuação de 13,900. Jade Barbosa (13,200) e Lorrane Oliveira (13,033) completaram a prova.

As notas de Jade e Flavinha renderam ainda a classificação das ginastas para a final individual geral, além de garantir a jovem de 19 anos na decisão do solo.

“Fiquei muito feliz com a minha performance. É claro que dava para ter ido muito melhor, mas para as próximas competições já dá para melhorar bastante”, disse Flavia Saraiva.

A final por equipes feminina acontece nesta terça-feira (30), a partir das 10h (horário de Brasília). Já na quinta-feira (01), no mesmo horário, as meninas entram em ação no individual geral. No sábado (03), a competição se encerra com a final de Flavinha no solo, ao meio-dia.

As equipes de ginástica artística do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.