Notícias

Remadores rubro-negros encaram Troféu Brasil e Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos

Disputa definirá atletas que defenderão a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos

Por - em
O remo rubro-negro iniciou 2019 com o pé direito, vencendo dez das 16 provas e conquistando o título da 1ª Regata do Campeonato Estadual. Agora, o esporte fundador tem um novo desafio pela frente: o Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos. No próximo domingo (14), o Mais Querido entra em ação buscando repetir o feito de 2018 e manter o troféu na Gávea. Antes disso, entretanto, os rubro-negros encaram o Troféu Brasil, de quinta à sábado, competição classificatória para o Brasileiro, que servirá também como seletiva para o grupo que irá compor a Seleção nacional ao longo do ano.

“Nossa equipe terá 56 atletas participando, da categoria Junior B ao Sênior, com muitos remadores experientes que disputaram competições pela Seleção na temporada passada. Após o ótimo resultado conquistado na primeira etapa do Estadual, nossos atletas voltaram o foco novamente para esta competição, com o objetivo de garantir vaga na equipe brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos e outros torneios internacionais previstas para 2019”, explicou Marcello Varriale, gerente geral da modalidade.

O Flamengo é o atual campeão das duas competições e defende o título conquistado em março de 2018. No Troféu Brasil, o Fla teve três ouros, uma prata e um bronze. Milena Viana foi campeã do Single Skiff feminino, enquanto, na mesma prova pelo masculino, Emanuel Borges ficou com o bronze. Já no Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, disputa em que os remadores competem individualmente, em barcos Single Skiff ou Dois Sem Timoneiro, o Rubro-Negro alcançou seis ouros, seis pratas e três bronzes. Milena Vianna se destacou novamente ao levar dois ouros nas provas Single Skiff e Single Skiff Sub-23. Ela ainda conquistou uma prata com Yanka de Britto no Dois Sem feminino. Com novo domínio rubro-negro, a prova Dois Sem Masculino teve ouro, prata e bronze para o Mais Querido.

Em dezembro, na Regata de Qualificação aos Jogos Pan-Americanos, 12 atletas rubro-negros classificaram barcos para sete provas da principal competição das Américas. Ao todo, o Brasil conquistou quatro medalhas de prata e uma de bronze, além de oito barcos que obtiveram os resultados classificatórios, totalizando 13 embarcações qualificadas. Na seletiva, os remadores brigam pelo direito de competir nestes barcos no Pan de Lima, no Peru.

As equipes de remo do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Estácio, AmBev e Rede D’or – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.