Notícias

Canoagem rubro-negra é destaque no Campeonato Brasileiro

Canoístas do Flamengo garantiram 12 medalhas em competição que contou com 372 atletas

Por - em

Ainda não foi dessa vez que o Flamengo assegurou seu primeiro título brasileiro na canoagem, mas pôde comemorar as 12 medalhas conquistadas ao longo do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2011, realizado no Parque Iguaçu, em Curitiba, entre os dias 1 e 4 de dezembro. Foram 12 medalhas (nove de ouro e três de prata) conquistadas a base de muita dedicação, garra, determinação  e amor ao esporte.

\

Entre os principais destaques da competição, que contou com 372 atletas de 13 estados brasileiros, está a dupla formada por Ronilson Matias e Erlon de Souza, que garantiu três medalhas de ouro no C2. Ambos já têm vaga nos Jogos Olímpicos de Londres – 2012.

\

"Certamente esses meninos podem conseguir o que nós conseguimos. Mas só chegamos aqui com muito treinamento e enfrentando muitas dificuldades", disse o canoísta que ganhou com Ronilson sua primeira medalha em eventos internacionais há apenas dois anos nos Jogos Sul-Americanos de Medellín.

\

Além dos três ouros conquistados por Erlon e Ronilson, o Flamengo ainda teve o excelente desempenho de Nivalter Santos, que também assegurou presença no lugar mais alto do pódio em três ocasiões: C1 200m, 500m e 1000m. A jovem revelação da modalidade olímpica, Isaquias Queiroz, não deixou por menos e mostrou superioridade ao disputar três finais da categoria júnior. O rubro-negro garantiu três ouros, sendo dois no individual e um no barco misto C2, juntamente a Rodrigo Backes.

\

Wladimir Moreno, o "Coração Valente" da canoagem rubro-negra, foi o responsável pelas três medalhas de prata conquistadas nos 1000m, 500m e 200m do C1. Dois meses antes dos Jogos Pan-Americanos, o canoísta foi submetido a uma cirurgia no coração, mas nada que o impedisse de seguir em frente com o seu sonho: continuar a representar o Brasil.

\

A delegação do Flamengo é formada por cinco canoístas e pelo técnico Pedro Sena. Recentemente, durante os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, os rubro-negros fizeram a diferença no quadro de medalhas do Rubro-Negro que, se fosse um país, teria terminado o Pan ocupando o nono lugar.

\

O evento foi disputado nas distâncias de 1.000, 500 e 200 metros, para caiaque e canoa, masculino e feminino, nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior e Máster.

\

Confira o resultado de cada atleta e suas respectivas medalhas:

\

Erlon de Souza e Ronilson Matias: C2 Sênior – 1000m, 500m e 200m: três medalhas de Ouro
Nivalter Santos: C1 Sênior 1000m, 500m e 200m: três medalhas de Ouro
Wladimir Sizenando Moreno: C1 Sênior 1000m, 500m e 200m: três medalhas de Prata
Isaquias Queiroz:  C1 Junior 1000m, 500m: duas medalhas de Ouro
Isaquias Queiroz e Rodrigo Backes: (Barco Misto) C2 Junior 500m: um Ouro