Notícias

Com a bênção de São Judas Tadeu

No Dia do Flamenguista, Presidente exerce sua fé e convoca a Nação para a semifinal da Copa do Brasil

Por - em

Esta segunda-feira (28.10) é dia de o torcedor rubro-negro exercer a sua fé. É dia de São Judas Tadeu, padroeiro do Flamengo, e dia do Flamenguista. Pela manhã, o Presidente Eduardo Bandeira de Mello já esteve em duas missas, sendo a primeira na Paróquia São Judas Tadeu, no Cosme Velho, e a segunda, na Gávea. É o momento de a torcida agradecer às intervenções do santo em favor do clube, e pedir a tradicional bênção ao time, principalmente para a semifinal da Copa do Brasil.

"Hoje é dia da maior torcida do mundo e do nosso padroeiro, dois dias antes da semifinal da Copa do Brasil. Momento ideal para esperarmos um grande resultado na quarta-feira e lotarmos o Maracanã no jogo da volta", convocou o Presidente.

Na missa realizada na Gávea, estiveram presentes, além do Presidente Bandeira de Mello, diretores e funcionários do clube. O Padre Magno, que acabou presenteado com um Manto Sagrado personalizado, foi o responsável por conduzir a celebração.

"Eu venho de berço rubro-negro. Como devoto de São Judas Tadeu e flamenguista, é uma emoção enorme estar aqui. Quando recebi o convite, fiz questão de aceitar e vim com prazer, pois amo o Flamengo. Agradeço a Deus por ter tido essa oportunidade. Foi um dia especial e uma alegria muito grande", discursou o padre.

Um dos momentos mais emocionantes da celebração foi quando Luana Maria do Carmo, funcionária do setor administrativo do clube, cantou a música "Entra na minha casa", de Regis Danese. "Já sou flamenguista doente e participar da missa cantando essa canção foi emocionante. Ainda mais por ter sido dentro do clube, do meu trabalho, na frente de todos os meus colegas", disse Luana.

São Judas Tadeu, padroeiro do Flamengo

Há 60 anos, na primeira vez em que foi invocado por uma causa rubro-negra, São Judas Tadeu não só ajudou o Flamengo a levantar um troféu após nove anos, como passou a ser o padroeiro do maior clube do Brasil. Desde então, os torcedores passaram a celebrar e saudar o santo todo dia 28 de outubro, provável data de sua morte. Desde 2007, após a histórica arrancada no Campeonato Brasileiro daquele ano, a data passou a ser também o "Dia do Flamenguista", por lei sancionada pela Prefeitura em homenagem à torcida.

Santo dos desesperados e das causas impossíveis, tornou-se um mártir, morto em razão de sua fé. Um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus para acompanhá-lo na Sua vida pública, foi perseguido por manter a coerência entre a sua fé e sua vida, e pela força da pregação, capaz de converter os pagãos em massa. Ao longo dos anos, foi esquecido por muitos por carregar o nome de "Judas", traidor que entregou Jesus Cristo por 30 moedas de prata. No entanto, ao contrário de Iscariotes, Tadeu jamais deixou o Mais Querido em apuros e faz parte da história vitoriosa da instituição.