Notícias

Flamengo aceita convite da NBA para jogos nos EUA

Escritório brasileiro da liga americana confirma atual campeão brasileiro e das Américas em duas partidas da pré-temporada 2014-2015 em outubro

Por - em

Rio de Janeiro (RJ), 29 de maio de 2014 - O Flamengo será o primeiro clube de basquete da América Latina a jogar na pré-temporada da NBA. Em uma iniciativa inédita, a liga americana anunciou nesta quinta-feira, dia 29, um convite feito ao Clube de Regatas do Flamengo para a participação na pré-temporada 2014-2015 da NBA. O Rubro-Negro, atual campeão brasileiro e continental, disputará dois jogos nos Estados Unidos em outubro - adversários e datas serão anunciados em data futura, dentro do anúncio global dos jogos internacionais.

O convite segue os moldes do que é feito com clubes da Euroliga, inaugurando um intercâmbio sem precedentes no basquete nacional. A ação reforça a atuação no país da NBA, que confirmou em abril a realização do segundo jogo oficial de pré-temporada no país, dia 11 de outubro, com Miami Heat e Cleveland Cavaliers - em 2013, Chicago Bulls e Washington Wizards se enfrentaram no Rio de Janeiro.

Alexandre Póvoa, vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, ressaltou a importância da ação na estratégia de internacionalização do clube, além da realização de um ‘sonho antigo’.

- O Flamengo tem a obrigação sempre de pensar muito grande. Ganhar ou perder faz parte do esporte dentro das arenas, mas receber um convite da NBA é simplesmente o auge do basquete. Representa muito à pretendida internacionalização da nossa marca. Através do Flamengo, todos os amantes do basquete brasileiro conseguirão realizar esse sonho de muitos anos.

- A NBA está muito feliz em poder anunciar ao lado do Flamengo essa ação inédita. Esse é um momento que ficará na história. Temos certeza de que essa ação vai contribuir e muito para o crescimento da modalidade no Brasil. Qual o fã de basquete poderia imaginar ver um dia uma equipe brasileira jogando contra um time da NBA nos Estados Unidos? Espero que isso traga ainda mais visibilidade para o esporte no país, que cada vez mais tenhamos jovens e crianças praticando basquete - afirmou Arnon de Mello, vice-presidente/diretor-executivo da NBA no Brasil.

Além dos jogos de pré-temporada da NBA 2014-2015, em outubro, o Flamengo tem outro compromisso importante no segundo semestre: as duas partidas finais do Mundial Interclubes, em setembro, contra o Maccabi Tel Aviv (no Rio de Janeiro). Enfrentar times americanos não será novidade para dois atletas do atual grupo rubro-negro: Marquinhos atuou pelo New Orleans Hornets (2006-2007) e Marcelinho Machado atuou em uma edição da Summer League pelo Phoenix Suns.

Sobre a NBA no Brasil

A NBA inaugurou seu endereço no Brasil em setembro de 2012. Localizado no Rio de Janeiro, o escritório é o 15º pelo mundo, e tem como principal objetivo aproximar a liga dos fãs brasileiros. Para isso, possui parcerias com os canais ESPN e Space, e disponibiliza produtos oficiais licenciados pela LojaNBA.com, e-commerce administrado em parceria com a Netshoes. Desde que foi aberta oficialmente, a NBA Brasil vem realizando ainda mais eventos, promovendo ações e firmando parcerias, criando oportunidades de negócios e trabalhando em conjunto com as entidades que comandam o esporte pela massificação da modalidade no país. Desde 2002, a liga tem realizado eventos no país com frequência, tendo sido o ‘Latinos Unidos’ o projeto pioneiro. Em 2013, o Rio de Janeiro foi sede do primeiro jogo oficial da NBA no Brasil: Washington Wizards, de Nenê, e Chicago Bulls, se enfrentaram em uma partida válida pela pré-temporada, dentro do projeto Global Games. Atualmente, cinco atletas brasileiros atuam na NBA: Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Leandrinho Barbosa (Phoenix Suns), Nenê Hilário (Washington Wizards), Tiago Splitter (San Antonio Spurs) e Vitor Faverani (Boston Celtics). Com quase 450 mil fãs em suas redes sociais, a NBA no Brasil vem conquistando espaços importantes e expandindo a paixão pelo basquete no país.