Notícias

Vitor Benite: da superação à Seleção Brasileira

Após passar quase seis meses afastado com uma lesão no joelho, ala/armador rubro-negro é decisivo na conquista do tricampeonato do NBB e retorna à seleção

Por - em
Várias rodadas antes do Rubro-Negro ser tricampeão do NBB, em maio deste ano, havia a possibilidade do ala/armador Vitor Benite sequer entrar em quadra na grande final. Na terceira rodada do NBB6, no confronto entre Flamengo e Palmeiras, Benite saiu da partida com uma entorse no joelho esquerdo, sendo detectada posteriormente uma ruptura no ligamento cruzado anterior e uma lesão no menisco lateral. O prazo para recuperação dado pelos médicos foi de seis a oito meses, mas o atleta superou as expectativas.

"Consegui voltar a jogar basquete em pouco mais de cinco meses e estou muito feliz de ter dado tudo certo. Depois de todo o acontecido, voltei e consegui mais um título com a camisa do Flamengo. Foi um presente por toda a minha recuperação. Tive um sentimento além de apenas um dever cumprido, fiquei muito feliz, é difícil até de explicar. Não esperava voltar daquele jeito, conseguindo jogar bem uma final, um jogo super duro, uma partida que ficou na história do nosso clube", disse Benite.

Com a camisa da Seleção Brasileira, Vitor, de apenas 24 anos, esteve presente na disputa das duas últimas edições da Copa América, em 2011 e 2013, e nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011. Desde o início deste mês, Benite está novamente participando dos treinos preparatórios da seleção, lutando para ficar entre os 12 atletas que defenderão o Brasil no Sul Americano, que será disputado na Venezuela, a partir do dia 24 de julho.

"Acho que conquistei essa convocação para a Seleção do Sul-Americano não só pela minha temporada ou pela minha volta. Estou na Seleção desde os meus 16 anos, então creio que foram as muitas partidas que já disputei pelo Brasil que me deram essa felicidade de depois de uma lesão séria poder estar aqui para defender novamente as cores do país", declarou o ala/armador.

O Brasil está no grupo A e terá como adversários na primeira fase o Paraguai, Equador e a Argentina, nos dias 24, 25 e 26 de julho, respectivamente. Na chave B estão Chile, Peru, Uruguai e Venezuela. Os três primeiros colocados do torneiro estarão classificados para os Jogos Pan-Americanos de 2015, que será realizado em Toronto, no Canadá. Os quatro primeiros colocados do Sul-Americano, também garantem vaga no Torneio Pré-Olímpico das Américas do próximo ano.