Notícias

Há 43 anos, Zico dava os primeiros passes no profissional

Galinho estreou com vitória sobre o Vasco, no Maracanã, estádio que seria o maior palco de sua carreira

Por - em
Nesta terça-feira (29.07), completam-se 43 anos do primeiro jogo profissional de Zico pelo Flamengo, na época com apenas 18 anos. O craque já começou vencendo um Clássico dos Milhões: 2 a 1 sobre o Vasco, com direito a gol da vitória de Fio Maravilha no último minuto.

Em seu primeiro jogo no elenco principal, Zico vestiu a camisa 9 e atuou como ponta-direita. O jovem Galinho entrou no lugar de Buião, que era o titular da posição. Foi em 1971 o último ano em que a Taça Guanabara era um torneio separado do Campeonato Carioca. A partir de 1972, o campeonato passou a ser o 1º turno do Estadual.

Ponta-esquerda da equipe que entrou em campo ao lado do estreante Zico, Rodrigues Neto conta que acompanhava Zico desde as categorias de base, e não se surpreendeu com a elegância do craque em campo. "Me lembro da estreia, e é claro que ele foi muito bem. Para mim não foi novidade, já que eu acompanhava ele na base. Desde aquela época, de Infantil, Juvenil, ele mostrava todo seu talento. Joguei contra o Edu, irmão dele, que já era refinado, era de família. Todos percebiam que o Zico seria um grande jogador", contou o ex-jogador rubro-negro.

Rodrigues Neto não consegue eleger apenas uma partida em que Zico tenha desfilado seu futebol como favorita. Fã e amigo do eterno camisa 10 da Gávea, ele lembra com muito carinho e admiração do Galinho. "No Flamengo, principalmente no Maracanã, todos os jogos foram marcantes. Foi lá que ele fez sua história. Sempre se esperava algo diferente dele, e sempre acontecia. Ou colocando o companheiro na cara do gol, ou ele mesmo marcava. E era um gol mais lindo que o outro. Todos os jogos do Galo no Flamengo e no Maracanã foram partidas memoráveis. Os jogadores dessa época jogavam com muito amor. Sempre fomos amigos, ele, Sandra (esposa de Zico), Edu (irmão). O Flamengo era uma família. Somos amigos até hoje".

Rodrigues Neto, 13º atleta que mais jogou com o Manto Sagrado, também é amigo de longa data do treinador Vanderlei Luxemburgo, que foi seu reserva na lateral-esquerda de 1972 a 1974.


Confira a ficha completa da partida:

Taça Guanabara - 4ª rodada
Flamengo 2 x 1 Vasco
Estádio: Maracanã
Público: 18.603
Juiz: Aírton Vieira de Moraes (Sansão)

Time: Ubirajara Alcântara, Murilo, Washington (Onça), Fred e Tinteiro; Liminha, Tales (Chiquinho) e Nei Oliveira; Zico, Fio e Rodrigues Neto; Técnico: Fleitas Solich

Gols: Nei Oliveira (31' do 1º tempo) e Fio (44' do 2º tempo), para o Flamengo e Rodrigues (44' do 1º tempo), para o Vasco