Notícias

NBA anuncia adversários do Flamengo na pré-temporada

Atuais campeões cariocas, do NBB e das Américas, atletas rubro-negros devem embarcar para os EUA no dia 4 de outubro para a disputa de partidas contra Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies

Por - em
Os multicampeões do basquete darão mais um orgulho para a Nação. Convidado pela NBA para participar da pré-temporada oficial da liga americana, o time profissional de basquete embarca para os Estados Unidos no dia 4 de outubro para disputar três partidas, confirmadas oficialmente pela NBA nesta quinta-feira (14.08). A primeira será no dia 8 de outubro, contra o Phoenix Suns, no Arizona; no dia 15, o adversário será o Orlando Magic, na Flórida; por fim, o time enfrenta o Memphis Grizzlies, no dia 17, no Tennessee. Após sagrar-se campeão do Estadual, do Novo Basquete Brasil (NBB) e da Liga das Américas, o Flamengo ainda disputa o Mundial de clubes contra a equipe israelense Maccabi Tel Aviv, nos dias 26 e 28 de setembro antes dos jogos nos Estados Unidos.

O Mais Querido será o primeiro time da América Latina a ter o privilégio de participar da pré-temporada da principal liga de basquete do mundo. Convites para equipes de fora jogarem estas partidas são feitos desde 1978, mas aconteciam apenas com equipes da Euroliga. O vice-presidente de Esportes Olímpicos do Clube, Alexandre Póvoa, acha a oportunidade fantástica. "Toda criança quando começa a jogar basquete sonha em jogar um dia na NBA. Acho que o amante do esporte e do basquete está realizando um sonho através de nós, que é participar dessa pré-temporada. A questão é mais ampla até que o Flamengo, se abre para todo o esporte brasileiro. É uma importância difícil de mensurar, intangível", disse.
 
Marcelo Vido, diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo, aponta os fatores que levaram ao convite inédito. "O maior mérito foi da NBA Brasil, através do Arnon de Mello (diretor-executivo da NBA no Brasil), de mostrar para a NBA Global que o basquete brasileiro é forte e que o Flamengo tem uma importância grande nesse meio, até pelas últimas conquistas do time. Nossa equipe fez por merecer este convite e se credenciou pela performance nos últimos dois anos, mas também credito ele à reestruturação do clube como entidade. Podemos apontar também o mercado brasileiro de 200 milhões de pessoas e o mercado rubro-negro de 40 milhões de apaixonados, que interessa à NBA. A evolução do basquete brasileiro, com a criação do NBB, também colaborou para a escolha de um time brasileiro. Para o Flamengo, do ponto de vista técnico, é importante jogar com equipes reconhecidamente mais fortes, faz parte de um processo evolutivo. Do ponto de vista institucional, associar o Flamengo à NBA é essencial para a internacionalização da marca através do basquete, que é um dos maiores esportes do mundo. Estar ao lado da elite do basquete mundial é sensacional", concluiu.