Notícias

Campeões do mundo reinauguram ginásio Hélio Maurício

Comissão técnica, atletas, veteranos, dirigentes e anjos da guarda marcam presença no dia de comemorações do basquete

Por - em
Depois de décadas de conquistas e histórias inesquecíveis, nada mais justo do que um dia de comemorações para uma das modalidades mais tradicionais do Flamengo: o basquete. A manhã deste sábado (20.12) foi repleta de grandes personagens rubro-negros na reinauguração do ginásio Hélio Maurício, na sede social da Gávea. Em meio a festa, foram lançados os novos vestiários, banheiros, comunicação visual e pintura da quadra. O presidente Eduardo Bandeira de Mello abriu o evento.

"Estamos aqui reunidos para homenagear nosso basquete, que como a torcida bem fala é o Orgulho da Nação. O basquete do Flamengo é campeão do estado, Brasil, continente e do mundo. Reconhecimento mais do que merecido para esse conjunto de atletas que honra o nome do clube em todos os cantos do mundo", elogiou Bandeira de Mello, que foi seguido pelo vice-presidente de esportes olímpicos Alexandre Póvoa.

"Para mim, que fui jogador, é uma emoção especial ver o basquete chegar no auge depois deste trabalho, que é de muitas diretorias, com muito trabalho e luta. É importante lembrar que o basquete foi campeão disso tudo sem depender de um tostão de outra área do clube. Na nossa história, já foram 40 estaduais, nove brasileiros, três sul-americanos, uma Liga das Américas e um Mundial. Sem contar com as equipes femininas do Flamengo, que já venceram quatro brasileiros e três cariocas. A ideia para hoje era fazer uma festa para homenagear, mais que um time, toda essa história de 60 anos para cá", disse Póvoa.

Após um vídeo que exibiu uma retrospectiva do time "campeão de tudo", foi chamada ao palco a comissão técnica e os atletas da equipe Adulta rubro-negra. A entrega das faixas de campeão do mundo foi feita por representantes dos patrocinadores Sky, Estácio e TIM e por outro campeão mundial, mas pelo futebol: o Maestro Junior.

"O basquete me deu emoções incríveis, mesmo já tendo vivido muitas pelo futebol. Faltavam poucos segundos e o jogo estava muito parelho. Chegou uma hora que estava me dando taquicardia. Eu estava com o Zico do lado e falei para ele 'não dá'. A idade já não me permite fazer graça. O que mais senti daquele grupo existe ainda dentro de cada atleta aquela coisa de jogar pelo prazer, independente de qualquer coisa. Resgatou o espírito do Flamengo. Saí emocionado nas duas vezes que estive lá e agradeço a vocês por ter vivido uma experiência como essa. É um orgulho estar aqui, essa é a minha casa", disse.

Homenagens aos decacampeões
As glórias do basquete rubro-negro começaram há mais de 60 anos. O primeiro decacampeonato vencido pelo Flamengo, em 1951-60, com uma campanha quase impecável de 189 vitórias em 193 jogos. Neste ano, a equipe campeã mundial repetiu o feito (2005-2014), com 148 vitórias em 151 jogos. Estiveram presentes para homenagens jogadores campões nas duas épocas, além de um torcedor que assistiu às duas conquistas e os juízes que apitaram as decisões, que são pai e filho.

Marcelo Vido se emociona com surpresa
Um dos homeageados da manhã foi o diretor de esportes olímpicos rubro-negro Marcelo Vido. Único brasileiro bicampeão mundial de basquete - uma vez como jogador, pelo Sírio, e outra como dirigente pelo Flamengo -, o dirigente ficou muito emocionado ao receber uma placa de agradecimento pelo trabalho prestado ao clube nesta nova gestão. O presidente Eduardo Bandeira de Mello foi o responsável pela entrega. "Já conhecia e admirava o Vido como atleta do Flamengo e da Seleção. Se o basquete é o Orgulho da Nação, o Marcelo (Vido) é o orgulho da profissionalização dos esportes olímpicos do Flamengo. Obrigado por aceitar o convite para trabalhar conosco e nada mais justo que homenagear o único bi mundial de basquete", disse.

Marcelo Vido se emocionou no discurso de agradecimento. "Eu não esperava essa homenagem, estou emocionado. Conheci minha mulher aqui e estou casado com ela até hoje, casei no dia de São Judas Tadeu (28 de outubro). Meu retorno ao Flamengo foi um desafio muito grande, mas tinha certeza que conseguiríamos bons resultados. Como gestor, o sofrimento é muito maior, mas a satisfação é imensa", finalizou.

Inauguração da nova academia de ponta
O dia também foi marcado pela inauguração oficial do Centro de Treinamento de Força dos esportes olímpicos. A academia de ponta promete ser um grande diferencial na preparação dos talentos rubro-negros. Treinadora multicampeã de ginástica artística do Flamengo por 24 anos (1980-2004) e técnica da Seleção Brasileira em quatro Jogos Olímpicos, Georgette Vidor dá nome ao local e foi representada por Luisa Parente e Soraya Carvalho, ex-ginastas e suas pupilas. "Ela não pôde estar presente porque está com a Seleção. Homenageamos uma pessoa que tem uma trajetória no Flamengo e formou diversos atletas. Por uma fatalidade da vida, acabou tendo um acidente e hoje dá um show de força e vida formando atletas", disse o vice-presidente Alexandre Póvoa.

Pela manhã, também foi inaugurado Centro de Treinamento do remo, na Sede Náutica do Clube, que ganhou o nome de Guilherme Augusto do Eirado Silva, o Buck, já falecido, representado por seu filho.

Jogos comemorativos
Para fechar a festa, atletas profissionais, anjos da guarda, veteranos e sócios-torcedores bateram uma bola no ginásio. Além de todos os torcedores e grandes nomes do esporte, também estavam presentes os patrocinadores TIM, Estácio, Sky e Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, a quem o clube agradece pelo apoio nesta temporada espetacular.

Participe
Você também pode apoiar os Esportes Olímpcos do Flamengo. Seja um Anjo da Guarda e contribua com o Flamengo sem gastar nada por isso.