Notícias

Flamengo quer aliar velocidade e ofensividade em 2015

Vanderlei Luxemburgo comenta opções para a nova temporada e quer rapidez para o time

Por - em
Aliando tradição e modernidade, o Flamengo já definiu a principal qualidade da equipe em 2015: velocidade. Em coletiva após o treino da manhã, o técnico Vanderlei Luxemburgo elegeu a característica como um dos pontos principais do time para a temporada. "No futebol, há muitos anos, acabaram com os pontas. Montavam times com dois atacantes e quatro no meio-campo. Nos três últimos anos, voltamos a ter os caras de lado, mas não fixos. O lateral não precisa apoiar tanto. Quero um time de velocidade, com pontas soltos, mudança de direção e ocupação de espaço. Quero colocar velocidade e ofensividade", afirmou.

Clique aqui
, seja sócio-torcedor e ajude o Flamengo a atingir 80 mil sócios-torcedores e trazer mais reforços como Marcelo Cirino.
 
Confira os melhores momentos da coletiva:

2015
A expectativa é muito boa. No ano passado, era uma situação complicada. Nossa competição era diferente e quase conquistamos algo bom na frente. Para este ano já começamos a nos preparar desde o ano passado. 

Início dos trabalhos
É um início bom. Um mês praticamente para trabalhar, mas não vou me limitar a Atibaia ou Manaus. Vamos entrar um pouquinho no Carioca com ela também, como preparação, ênfase na parte física e técnica. Vai ser uma pré-temporada mais longa. O ano vai ser difícil. O Brasileirão tende a ser o mais complicado de todos, com muitos clubes com possibilidade. Temos que estar bem. 

Amistosos
São importantes para o início da pré-temporada, mas não definem nada. Não podemos tornar mais importantes do que são. Jogar contra Shakhtar, Vasco e São Paulo é muito bom, mas não muda nada. Estamos preocupados com o Carioca, Brasileiro e Copa do Brasil. Os jogos são para preparar para isso. De repente, antes podemos ter dois jogos contra equipes de menor expressão, da região. 

Montagem do elenco
O que fizemos foi uma análise do que aconteceu em 2014 e do que queremos para esta temporada, já visando 2016. O Flamengo tem que andar na frente. Quando se monta um elenco, é preciso pensar em 60%, 70% da próxima temporada. Com a chegada do Rodrigo, que já conhecia, mesmo nas férias nos falávamos todos os dias sobre o que acontecia. Agora, fizemos as coisas de forma bem profissional e acho que vai funcionar bem. 

Contato com os jogadores
Ainda não teve nada. Nem fui ao Rio. Estava em São Paulo e vim direto para cá. Agora que vou começar a conhecer melhor o perfil de cada um, como gosta de atuar. Só o dia a dia mesmo. 

Camisa 10
Quem tem esse camisa 10 no mundo hoje? O futebol mudou muito e as pessoas não entenderam. Com esse negócio de três zagueiros, os laterais deixaram de ser laterais e os meias deixaram de ser meias. É preciso entender a mudança de comportamento tático e filosofia de jogo. Até porque, achar um camisa dez é duro.