Notícias

Nota oficial - votação do Code

Conselho Diretor se posiciona sobre reunião extraordinária nesta quinta-feira (22.01)

Por - em
O Conselho Deliberativo do Clube de Regatas do Flamengo (Code) convocou seus membros para reunião extraordinária nesta quinta-feira (22.01), para deliberarem sobre o desejo manifestado pelos sócios proprietários com mais de dois anos de associação, de ingressarem imediatamente no corpo permanente do Conselho Deliberativo (Code) após a eleição ocorrida no dia 08/12/2014.

A Comissão Jurídica do Code, instada a se manifestar previamente, não definiu posição sobre o acolhimento da postulação desses sócios proprietários. A Comissão divulgou dois pareceres, com entendimentos opostos sobre o tema, para apreciação do plenário.

A nós, do Conselho Diretor, parece claro que a prerrogativa de ingresso desses sócios proprietários no Code, nos termos do art. 86, § 1°, do Estatuto Social, deve ser respeitada, não havendo fundamento estatutário digno a impedir o exercício desse direito, inobstante nosso total apreço e respeito pela independência dos Poderes do Clube.

Além disso, entendemos que a instituição Flamengo só se torna verdadeiramente forte quando conta com o apoio e contribuição de seus sócios e conselheiros, que dão um testemunho de voluntariado honrado e apaixonado. Por isso, não podemos nem nos opor à participação democrática daqueles que, agora, também querem integrar o Code para ajudar, nem compactuar com a divulgação equivocada de que essa votação pode resultar na cassação dos atuais conselheiros - situação que não tem base estatutária para acontecer e que não pode sequer ser considerada.

A presença dos conselheiros à reunião do dia 22/01/2015 é, portanto, fundamental para a manutenção dos princípios democráticos que sempre nortearam a atuação do Code e, acreditamos, resultará na vitória da legalidade, da renovação política e da grandeza dos atuais conselheiros.