Notícias

"É só o começo para todas as mudanças que o futebol precisa", diz presidente do Flamengo

Eduardo Bandeira de Mello fala sobre aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte

Por - em
Desde janeiro de 2013, o Flamengo vem trabalhando com afinco para melhorar a sua gestão e cumprir todas as suas obrigações. Na manhã desta quinta-feira (19.03), mais uma etapa para o clube e esporte brasileiro avançou com a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. O anúncio contou com a presença do presidente do Clube de Regatas do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello.

Em entrevista para o Site Oficial do Mais Querido, o dirigente destacou o recomeço de uma história que ainda continua: manter a dignidade rubro-negra e seguir buscar o aprimoramento da gestão esportiva no Brasil.

1- O Flamengo, desde o início, se posicionou como um dos líderes desse processo, tanto na forma como o clube gerenciou suas contas quanto na mobilização pelo futebol brasileiro. Como é ver agora a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte se concretizando?

Presidente Eduardo Bandeira de Mello: Acho que para o Flamengo é uma sensação de que chegamos em um final feliz, mas isso é só o começo para todas as mudanças que o futebol brasileiro precisa. É o reflexo desse período de negociações, em que o clube sempre foi e é protagonista e parte integrante dos grupos que discutiram o assunto. Então esse produto final tem um dedinho do Flamengo.

2- Qual o recado para o torcedor do Flamengo sobre essa nova medida?

Presidente Eduardo Bandeira de Mello: O torcedor do Flamengo pode ficar feliz porque primeiro o ajuste que a gente já vinha fazendo para cumprir todas essas medidas, com muito sacrifício, agora teremos um alívio, nada de substancial mas o nosso endividamento será reduzido e o nosso fluxo de caixa vai melhorar. E a partir de agora vamos poder trabalhar em situação de igualdade com outros clubes, que não pagavam impostos. Agora todo mundo vai ter que andar na linha e acho que isso é justo.

3- Associados do clube participaram dessa mudança quando aprovaram mudanças necessárias no Estatuto no ano passado. Como o associado pode seguir ajudando para o clube seguir esse caminho?

Presidente Eduardo Bandeira de Mello: Acho que em primeiro lugar, o conselheiro do clube terá a oportunidade de aprovar uma emenda ao nosso estatuto que vincula as melhores práticas de responsabilidade fiscal e orçamentária, que já estamos chamando de Lei de Responsabilidade Fiscal Rubro-Negra. É um conjunto de medidas que serão aprovadas e incorporadas ao estatuto do Flamengo e obrigam os dirigentes a adotarem as melhores práticas de responsabilidade fiscal e orçamentária. É uma forma da gente mostrar que nosso discurso não é da boca pra fora. Foi protocolada em outubro e está perto de ser votada.

4- Muda alguma coisa na gestão rubro-negra com a Lei da Responsabilidade Fiscal do Esporte?

Presidente Eduardo Bandeira de Mello: Acho que o Flamengo, desde que a gente assumiu, vem praticando todas essas contrapartidas, algumas com grande esforço. No que se reflete inclusive no apoio da nossa torcida. O que a gente passa a ter é um alívio e que isso seja obrigatório para todos os adversários também.