Notícias

Comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down no Maracanã

Crianças e jovens com a síndrome entram com os times no domingo (22.03)

Por - em
Antes de a bola rolar no Maracanã, neste domingo (22.03), no Clássico dos Milhões, 50 crianças e jovens com Down entram em campo ao lado dos jogadores de Flamengo e Vasco para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março. O ex-jogador Romário também estará no estádio apoiando a ação e acompanhado da filha Ivy.

A ação faz parte de uma campanha para conscientizar a população sobre as capacidades e potencialidades das pessoas com deficiência e promover  a inclusão social de todos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 193 países ao redor do mundo.

Entenda
A síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é causada pela presença de três cromossomos no par 21 na maior parte ou em todas as células de um indivíduo. As pessoas com síndrome de Down podem ter semelhanças entre si, mas apresentam personalidades distintas e características únicas. A síndrome não é uma doença, mas uma condição, que exige atenção a algumas questões desde o nascimento da criança.

Qualquer Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças. Podem desenvolver suas competências pessoais e autonomia, além de serem igualmente capazes a brincar, amar, se divertir e,ao crescer, aprender e trabalhar, podendo ler e escrever.