Notícias

Andrade completa 58 anos

Campeão mundial pelo Flamengo em 1981, craque tem currículo invejável com o Manto Sagrado

Por - em
Nesta terça-feira (21.04), muitos brasileiros aproveitam o feriado nacional em homenagem a Tiradentes. Mas a data é ainda mais marcante para quem é rubro-negro: hoje é o dia em que o eterno ídolo Andrade completa mais um ano de vida. Um dos gênios da geração mais vitoriosa da história do Flamengo, Jorge Luís Andrade da Silva, chega aos 58 anos como o quinto jogador que mais entrou em campo pelo Flamengo, com 570 jogos e 29 gols. O mineiro de Juiz de Fora ainda trabalhou na Gávea como auxiliar-técnico e treinador e hoje faz parte do Time Master do Mais Querido.

Capítulos inesquecíveis na história rubro-negra
Dentro das quatro linhas, o Tromba, como era chamado pelos companheiros, atuava como volante e vestia a camisa 6, número que marcou um dos maiores rubro-negros da posição e também dois dos grandes momentos do craque pelo clube. O primeiro deles, em 1981, foi ainda como jogador, no Campeonato Carioca daquele ano. Andrade foi o responsável por decretar o troco da goleada por 6 a 0 sofrida pelo Flamengo para o Botafogo, nove anos antes: atendendo a pedidos da Nação nas arquibancadas do Maracanã, o Tromba acertou um foguete, marcando o sexto gol do Flamengo, diante de quase 70 mil pessoas.

Em 2009, o destino faria com que Andrade novamente tivesse o número seis como desfecho de um longo jejum - de 17 anos -, desta vez na lateral do campo. Desacreditado no Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro terminou o primeiro turno de pontos corridos bem próximo à zona de rebaixamento, no 14º lugar. Naquele momento, poucos poderiam imaginar que, abraçado pela Nação Rubro-Negra e comandado pelo técnico, antes interino, Andrade, o Flamengo seria o protagonista de uma arrancada espetacular rumo ao seu sexto título brasileiro - troféu nunca antes conquistado por um treinador negro na história da competição.

Com um currículo em que constam um Mundial Interclubes (1981), uma Taça Libertadores da América (1981), cinco Campeonatos Brasileiros (1980, 1982, 1983 e 1987, como jogador, e 2009, como treinador), além de quatro Campeonatos Cariocas (1979, 1979-Especial, 1981 e 1986), Andrade será lembrado eternamente como um dos maiores nomes da história do Flamengo.