Notícias

Zico se despede de Carlinhos: "Vai continuar abençoando o Flamengo lá em cima!"

Eterno camisa dez da Gávea fala do "Violino" com saudade e lembra de como técnico subiu Leonardo para os profissionais em 1987

Por - em
Carlinhos passou suas chuteiras para Zico. Arthur Antunes Coimbra deu sua última camisa como profissional ao "Violino". Os dois jogavam no meio campo, foram ídolos que atravessaram gerações de rubro-negros e sempre representaram o que é Flamengo. Na manhã desta terça-feira (23.06), o Galinho de Quintino escreveu mais linhas dessa história e veio se despedir do ídolo, que morreu na segunda-feira (22.06). A saudade só não foi maior do que a admiração e sentimento de agradecimento.

Relacionamento 
- O violino... Aquela classe dele jogando e depois houve a convivência com ele aqui na Gávea. Começou a trabalhar aqui nas categorias de base e acabou substituindo o técnico dos profissionais e a gente acabou trabalhando com ele duas vezes, sendo uma gloriosa com a conquista do Brasileiro de 87. Fizemos uma grande amizade. Era um cara tranquilo, com aquela fala mansa e rubro-negro de coração. E então pelas coincidências da vida tive a honra de receber a chuteira dele quando se aposentou e depois retribuir isso ao encerrar no Japão e dar minha última camisa para ele. Sou muito grato ao carlinhos pelos ensinamentos e a maneira dele de ser. 

Ídolo do ídolo
- Foi um grande mestre e tive o privilégio de ver jogar. Ia muito ao Maracanã ver o famoso meio campo com ele e o Nelsinho. E depois trabalhando aqui no Flamengo tive a felicidade de encontrá-lo. E por obra do destino, quando se despediu fui eleito para que ele entregasse as chuteiras e esse destino nos coroou depois porque quando me despedi pude entregar minha última camisa como profissional para o Carlinhos. Então é uma amizade muito grande, um dos maiores rubro-negros que a gente tem e que sempre fez da Gávea a sua casa. É uma perda grande para todos. Será muito bem recebido e vai continuar abençoando o Flamengo lá em cima.

Fala mansa?
- O Carlinhos era muito engraçado porque ficava quieto lá, aquela fala mansa mas quando a gente bobeava soltava uma pérola boa. Tinha um pouco de ironia das coisas assim como o andrade. Acho que é mal de cabeça de área.

Histórias
Uma passagem marcante que a gente teve foi na questão do lançamento do Leonardo porque a gente tinha perdido para o São Paulo com o Aldair jogando de lateral-esquerdo e sendo muito vaiado. O Lopes saiu e veio o Carlinhos. Treinávamos contra os juniores e estava me recuperando da lesão no joelho. O Carlinhos até então era técnico dos juniores, ficava sempre junto, sentado e conversando conosco. E estava em dúvida em quem ia botar na lateral-esquerda. E o Leonardo era reserva de meia esquerda, o titular era o Malhado, mas ele treinava com a gente sempre ali e não tinha ninguém na posição. E a gente conversando com o Carlinhos falou "ah, põe o moleque ali. Acho que não vai fazer feio não". E na coragem dele botou contra o Vasco e o Leonardo foi muito bem, virou titular da seleção brasileira e do Flamengo.

Homenagens
Acho que não é só num jogo. O Carlinhos merece homenagem todos os dias. Só o fato de ter seu busto aqui mostra como é querido pelo Flamengo e quanto o Flamengo reconhece ele. Então aquele busto toda vez que alguém ver vai saber o quanto foi importante para o Flamengo.