Notícias

Altamir comemora ouro e reconhecimento da Nação

Nadador rubro-negro conquistou excelente marca nos Jogos Pan-Americanos e disputará Mundial

Por - em
Luiz Altamir já é nome conhecido na natação rubro-negra e brasileira. E, agora, também em toda a América. Depois de alcançar marcas importantes no Brasil, Altamir foi integrante do quarteto campeão nos Jogos Pan-Americanos de Toronto na prova de Revezamento 4x200m livre ao lado de grandes nomes do esporte.
 
Ele confessa que a medalha foi a superação das expectativas. "Foi uma surpresa, o Brasil era um dos favoritos, mas os EUA eram mais, por que ganhavam esta prova há muito tempo nos Jogos Pan-Americanos. A gente falou 'vamos nessa, vamos partir pra cima'. Fiz o melhor tempo da minha vida abrindo a prova", conta.
 
Seu treinador, Eduardo Pereira, o Duda, se disse emocionado com a participação de Altamir na competição e falou sobre a esperança olímpica do nadador. "Para mim foi realmente muito importante e emocionante. É o primeiro nadador que treina comigo que vai para um Pan e consegue uma medalha. O principal não foi só a medalha, mas também a superação do tempo dele, que alcançou um nível que se fossem hoje as Olimpíadas ele estaria apto a participar. Foi um passo super importante nesta trajetória de busca por vaga nas olimpíadas", projetou. Duda ainda agradeceu o apoio do clube. "Dá para ver que tendo o apoio do clube, um bom trabalho e um atleta dedicado, a gente consegue mostrar que estas adversidades não nos impedem de atingir nossos objetivos", disse.
 
O jovem afirma que além da medalha, a vitória em Toronto também trouxe reconhecimento dos torcedores do clube nas redes sociais. "Eu notei no instagram do Flamengo. Quando postaram fotos minhas, quando ganhei a medalha também, vi muita gente comentando 'parabéns', 'saudações rubro-negras', coisas desse tipo. Me senti muito acolhido, fiquei pensando em como é legal fazer parte desta grande Nação!", contou.
 
Mesmo depois desta conquista, os planos para 2015 ainda não acabaram. Altamir disputará o Mundial de Esportes Aquáticos, em Kazan, na Rússia, ainda neste mês. Ele prega foco. "Ainda estamos no meio do ano. Não pode parar e dizer que já acabou porque já ganhei medalha de ouro. Tem que manter o foco, tem muita coisa ainda para rolar, ainda mais por que ano que vem tem olimpíadas", afirma. Sobre a competição, as expectativas são boas. "Minha expectatvia para o Mundial é dar meu melhor, como dei no Pan. Fiz um tempo em Toronto que eu já almejava alcançar há tempos, agora é focar e partir para cima também no Mundial. Cada vez mais vai melhorando a sensação de ganhar, ainda mais representando meu país. Tem que fazer bonito", finalizou.

As equipes de natação do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Furnas, Estácio, LafargeHolcim/Cimento Mauá, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR). A reforma piscina olímpica da Gávea conta com investimentos da Lafarge e Ambev via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte/Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude (ICMS), além de recursos provenientes da Lei Agnelo Piva/Confederação Brasileira de Clubes.  Você também pode contribuir se tornando um Anjo da Guarda Rubro-Negro. Basta transferir até 6% de seu IR devido, recebendo sua contribuição de volta na restituição do imposto de renda. Em breve o programa volta ao ar.