Notícias

Conheça o ucraniano rubro-negro

Dmytro Tytor mantém site de notícias do clube e acompanha o Mais Querido desde a Ucrânia

Por - em
É comum dizer que o Flamengo tem uma torcida nacional. Mas é mais correto afirmar que o Mais Querido tem uma torcida mundial. Depois da história de Andreas Knudsen, o dinamarquês rubro-negro, o site oficial do Flamengo apresenta Dmytro Tytor, que é mais uma prova disso. Morador de Kiev, na Ucrânia, o europeu torce pelo Flamengo desde 1993 e, desde 2009, mantém atualizado um site sobre o clube carioca - escrito em russo. Nesta quinta-feira (03.12), Tytor realizou um grande sonho: visitou a Gávea, conheceu o clube e foi ao FlaExperience.

O amor do ucraniano pelo Rubro-Negro começou nos anos de 1990. "Assisti a um filme sobre a carreira do Zico no Japão e fiquei encantado com sua técnica, os passes, a capacidade de organizar o jogo. Ele sempre fazia gols incríveis. E ouvi falar, neste filme, sobre seus jogos no Flamengo e da Seleção Brasileira da década de oitenta", conta, para depois declarar seu amor pelo Mais Querido. "Imediatamente me apaixonei pelas cores vermelho e preto".

As dificuldades para saber mais sobre o Mengão não eram poucas. Tytor tinha apenas uma televisão em casa e assistia, por satélite, partidas da Libertadores de 1993. A informação nos jornais eram poucas, com apenas resultados. Quando a TV russa deixou de mostrar jogos do Flamengo, foi um baque. Mas a internet chegou no fim dos anos de 1990 e, mesmo com uma conexão lenta e limitada, Dmytro passou a acompanhar mais o Flamengo.

Por volta de 2008, o ucraniano passou a colaborar com notícias sobre o Flamengo para um site russo. Em outubro de 2009, o proprietário do site o presenteou com um site próprio: www.flamengo.com.ua. Neste endereço, passou a falar exclusivamente sobre o Flamengo. "Foi uma alegria para mim. Mas a minha alegria maior foi quando o Mengão, apenas dois meses depois, tornou-se o campeão do Brasil", conta.

Clique aqui e conheça o site de Dmytro!

Dmytro mantém o site atualizado até hoje. Ele busca informações em veículos brasileiros, incluindo o site oficial do clube. Os tradutores automáticos nem sempre mostram as informações com exatidão, mas isto não o impede de continuar se informando.

Com tantos anos de amor á distância, 3 de dezembro de 2015 ficará marcado na vida deste rubro-negro incansável como o dia em que Dmytro realizou seu grande sonho: estar próximo ao seu time de coração. No Rio de Janeiro, ele não deixou de aproveitar todas as oportunidades. "Fui a uma loja do Flamengo em Copacabana. Um dos vendedores começou a se comunicar comigo em inglês. Eu fiz um monte de compras e falei com esse rapaz, o Miguel. Ele começou a me dizer que ele sabia sobre um cara "louco" da Ucrânia, que é um fã de todo o seu coração do Flamengo e ele tem um site sobre o clube. Imagina sua surpresa quando eu lhe disse quem era esse cara - eu!", se diverte. 

Depois disso, Tytor foi à sede social da Gávea com sua esposa e se encantou com as instalações. Ele mostrou seu conhecimento sobre os times de futebol e basquete, sede e história do Flamengo. Mas sua maior emoção foi ao visitar o FlaExperience, a exposição interativa do Rubro-Negro. Lá, viu as taças e os ídolos do Mais Querido e ganhou um presente: um par de ingressos para conhecer o Maracanã e assistir ao seu "Mengão", como chama, no último jogo do ano, contra o Palmeiras, no domingo (06.12).


"Agora eu sou o homem mais feliz do mundo, por ter ido ao meu clube favorito, onde consegui contar a minha história e ver em primeira mão o museu do Flamengo e os troféus conquistados pelo meu ídolo Zico. Saudações Rubro-Negras!", disse Dmytro, como um autêntico torcedor.