Notícias

Os benefícios do FMS, ferramenta que avalia o movimento funcional dos atletas

Consultor da Exos Michael Minthorne explica novo método de avaliação física do elenco

Por - em
Com experiência nos Estados Unidos, China e Europa, o consultor da EXOS Michael Minthorne começou a integrar a comissão técnica rubro-Negra este ano. Dentre suas inúmeras funções, é o responsável por passar novos conceitos de preparação física, fortalecimento muscular e prevenção de lesão para as comissões de base, a fim de criar um conceito único de aplicação de trabalho no futebol. O Sistema de Movimentos Funcionais (Functional Movement Systems, ou FMS) também é uma das novidades deste ano, e é aplicado pelo estadunidense, que explica a função e aplicação da avaliação.

"O FMS é uma ferramenta de avaliação no que diz respeito ao movimento funcional dos atletas. Mobilidade, estabilidade e outros movimentos básicos. Quando o atleta faz um agachamento, por exemplo, podemos avaliar se os quadris estão fazendo os movimentos corretos, se estabilizam da maneira certa, se eles conseguem desempenhar a quantidade ideal de movimentação. Se detectarmos algum problema com essas avaliações, nós fazemos as adaptações necessárias aos programas de treinamento, como o de força, a fim de evitar lesões", diz o preparador físico, que ainda exalta os benefícios do FMS a médio e longo prazo.

"Além disso tudo, os atletas contam com um programa de treinos físicos individualizados e específicos que suprem as necessidades de cada um. Isso tudo só aumenta a qualidade de seus movimentos funcionais que, por sua vez, melhoram seus exercícios de força, sua performance em campo, suas habilidades e seu condicionamento", concluiu.

O Centro de Excelência em Performance do Flamengo (CEP FLA) é mais uma conquista do Programa Nação Rubro-Negra. Clique aqui e seja sócio-torcedor do Mengão!